Menu

terça-feira, 19 de julho de 2011

POR QUE NÃO REAGIMOS?


Leia abaixo matéria do colunista da folha de São Paulo:

Por que não reagimos?
FERNANDO DE BARROS E SILVA
FOLHA DE SP - 19/07/11

SÃO PAULO - Por que os brasileiros não reagem à corrupção? Por que a indignação resulta apenas numa carta enviada à Redação ou numa coluna de jornal? Por que ela não se transforma em revolta, não mobiliza as pessoas, não toma as ruas? Por que tudo, no Brasil, termina em Carnaval ou em resmungo?
A pergunta inicial não foi feita por um brasileiro -o que é sintomático. Foi Juan Arias, correspondente do jornal "El País" no Brasil, quem a formulou num artigo recente. "
Es que los brasileños no saben reaccionar frente a la hipocresía y falta de ética de muchos de los que les gobiernan?". Y entonces???
Não existe resposta simples aqui. Em primeiro lugar, a vida de milhões de brasileiros melhorou nos últimos anos, mesmo sob intensa corrupção, e apesar dela. Ninguém que leve o materialismo a sério pode desconsiderar esse dado básico.
Além disso, o PT, na prática, estatizou os movimentos sociais. Da UNE ao MST, passando pelas centrais sindicais, todos recebem dinheiro do governo. Foram aliciados. São entusiastas e sócios do poder, coniventes com os desmandos porque têm interesses a preservar, como o PR de Valdemar e Pagot.
Há ainda um terceiro aspecto, menos óbvio, que leva muita gente progressista a se encolher diante da corrupção. É a ideia introjetada de que qualquer movimento político ou mobilização contra a bandalha acaba sendo uma reedição do espírito udenista, coisa da direita ou que serve a seus propósitos. O lulismo soube explorar esse enredo, como se estivesse em jogo no mensalão uma disputa entre Vargas (o pai dos pobres nacionalista) e Lacerda (o moralista a serviço das elites).
Lula nunca moveu uma palha para mudar o sistema político podre que o beneficiou. Com a corrupção sob seu nariz, preferiu posar de vítima da imprensa golpista. Enquanto isso, seus aliados, no PT ou à direita, golpeavam os cofres da Viúva, exatamente como sempre neste país. Está aí a gangue dos Transportes, na estrada há 10 anos.

2 comentários:

  1. Caraca meu. Tadinho do nosso dinheirinho.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia
    Alguns dizem que nossos representantes na política mostra o pensamento da grande maioria dos cidadãos.Na hipótese de ocupar o lugar no legislativo,muitos dizem que"fariam o mesmo".Ora,se não houver ética,a intenção é manter a situação neste estado caótico.Podíamos "copiar"atitudes de alguns povos,como por exemplo oJapão,que se refez rapidamente após a segunda guerra mundial,ou recentemente,após um tsunami que destruiu parcialmente uma cidade,o prefeito reconstruiu uma estrada de forma magnífica,em apenas uma semana.Infelizmente,as pessoas se contentam com o "pão e circo".Ou mesmo poderia ser lembrado a história do Jeca Tatu,que ficava lamentando sua situação precária de saúde e financeira,em constante estado de "letargia"(qualquer semelhança é mera coincidência).Precisamos sair do marasmo,com atitudes em casa,discutindo/sugerindo aos professores de nossos filhos,temas que estimulem o senso crítico,temas esses do dia a dia do país e/ou da cidade(vide o filme Sociedade dos Poetas Mortos).Voce,como vereador tem contribuido muito para tentar mudar esta situação caótica que se encontra a cidade.

    ResponderExcluir