Menu

sexta-feira, 10 de maio de 2013

VEREADOR DIGÃO PEDE INCENTIVO PARA EMPRESAS QUE GERAM O 1º EMPREGO


 O vereador Digão solicitou ao prefeito Ortiz Junior estudos no sentido de geração de incentivo fiscal às empresas estabelecidas no município de Taubaté que venham a proporci...onar o contrato de primeiro emprego aos jovens aqui residentes que nunca tiveram a Carteira de Trabalho e Previdência Social assinada.
JUSTIFICATIVA: Encontrar o primeiro emprego não é uma tarefa das mais fáceis. Para os jovens, encontrar uma vaga é ainda mais complicado. As empresas, na hora da contratação, aumentaram as exigências e o desemprego fez crescer a competitividade no mercado de trabalho. Conclusão: quem nunca trabalhou, vai ter que dar um duro danado para conseguir a primeira chance. A falta de experiência é a principal barreira para o jovem conseguir trabalho. Se para quem tem experiência o emprego está difícil, imagine só para quem está começando. Só muita persistência, preparo e conhecimento de algumas regras podem ajudar a dar o empurrão inicial. Ao conceder o incentivo, o município abre mão de receitas importantes que poderiam ser aplicadas em áreas essenciais, como Saúde e Educação. Nada mais justo que estas empresas, ao serem beneficiadas, façam a sua parte contribuindo com quem necessita de uma oportunidade de emprego.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

FAIXAS EXCLUSIVAS PARA MOTOCICLISTAS


O vereador DIGÃO solicitou ao prefeito Bernardo Ortiz Junior para que determine à secretária competente estudos no sentido de se adotar experimentalmente em Taubaté, o sistema de faixa exclusiva para motociclistas, num espaço que fica entre a faixa de pedestres e o limite de paradados carros.
JUSTIFICATIVA: A cidade de São Paulo adotou, em regime experimental, um sistema europeu de faixa exclusiva de parada em semáforos para motociclistas. O espaço fica entre a faixa de pedestre e o limite de parada dos carros. O objetivo é aumentar a segurança dos motociclistas para que eles possam partir após a abertura do semáforo antes que os carros e evite que as motos circulem entre os veículos. A faixa de parada para motos é identificada apenas por sinalização horizontal. Taubaté poderia também adotar, em regime experimental, esse sistema adotado na cidade de São Paulo, onde as motocicletas aguardam o semáforo verde em um espaço exclusivo à frente dos automóveis e antes da faixa de pedestres. É uma maneira simples, barata e eficiente de aumentar a segurança de todos os usuários das vias e a fluidez do tráfego, já que, dessa forma, as motocicletas não ficariam entre os demais veículos nos semáforos. A sinalização é uma área delimitada no asfalto para isolar, durante a espera do semáforo, os veículos de duas rodas dos demais, que ficam atrás. Ciclistas também podem usar o espaço. O objetivo da nova sinalização é melhorar a segurança dos motociclistas, diminuindo o conflito com automóveis no momento da largada no verde. A sinalização também visa aumentar o respeito das motos à faixa de pedestres.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

ESPORTES PARA TODOS EM TAUBATÉ

O vereador Digão indicou ao prefeito Ortiz Junior que implante em Taubaté o Programa Esportes Para Todos, sucesso na administração do ex-prefeito Salvador Khuriyeh, onde as praças, ruas e também o Taubaté Shopping recebiam monitores para incentivar  as práticas esportivas, uma forma de inclusão social para todas as idades e faixas de renda. O Esporte para Todos (EPT) surgiu no Brasil, a partir de 1973, propondo a democratização das atividades físicas e desportivas. Em 1975, o primeiro evento de impacto em favor da mobilização da população foi realizado pela Rede Globo, sob o nome de MEXA-SE, que coincidiu com a elaboração do Plano Nacional de Educação Física e Desportos (PNDE, 1976) e, tinha como objetivos principais aprimorar a aptidão física da população, elevar o nível do desporto em todas as áreas, intensificando a sua prática às massas, ampliar o nível técnico das representações nacionais e difundir as atividades esportivas como forma de utilização do tempo de lazer. O esporte, nesse sentido, não se restringiria a praticantes dotados de habilidades motoras, com o intuito de estabelecer uma seleção entre os esportistas e os não esportistas, passando a ser, a partir daquele momento, um elemento acessível a toda população, independentemente do estágio de capacidade física em que se encontravam os indivíduos. O ex-prefeito de Taubaté Salvador Khuriyeh, enquanto esteve administrando a nossa cidade, incentivou bastante essas práticas desportivas, movimentando os bairros e o Taubaté Shopping com grandes atrativos para crianças, jovens e adultos. Atividades como mini-volei, futebol de rua, xadrez e dominó gigante, corridas, cama elástica, oficinas de arte, etc. O objetivo é dar “vida” esportiva aos bairros humanizar as cidades, recuperar hábitos e culturas. Reorganizam-se as relações de trabalho, as relações familiares, as relações de amor e de amizade e também os lazeres.

DIGÃO PEDE MANUTENÇÃO EM VIADUTOS DE TAUBATÉ

O vereador Digão pediu ao Prefeito Ortiz Junior que faça um levantamento em todos os viadutos de Taubaté com o objetivo de avaliá-los fisicamente. Os viadutos existentes em Taubaté e inaugurados em 1974 apresentam algumas estruturas físicas seriamente danificadas, em consequência da falta de manutenção. Dentre os problemas identificados estão camadas de proteção do concreto degradadas, ferragens expostas, infiltração e umidade. A falta de uma cultura de manutenção, em especial a preventiva, faz com que os órgãos responsáveis pelas obras públicas priorizem apenas a execução de obras emergenciais, não havendo maiores preocupações com as questões relacionadas à conservação. Não por acaso, as obras emergenciais, geralmente contratadas sem processo de licitação, têm custos mais elevados que o normal. Fica então uma sugestão meio óbvia ao governo municipal: antes de se definir novos projetos de infraestrutura para receber investimentos, elaborar um programa capaz de identificar os problemas, planejar e hierarquizar as intervenções na estrutura existente, conforme a gravidade da situação de cada uma dessas pontes e viadutos, com base em parâmetros técnicos e científicos. Isso prolongaria a vida desses importantes patrimônios público, preparando a malha logística existente para as ampliações necessárias, que se seguiriam.