O vereador DIGÃO solicitou ao prefeito Bernardo Ortiz Junior para que
determine à secretária competente estudos no sentido de se adotar
experimentalmente em Taubaté, o sistema de faixa exclusiva para motociclistas,
num espaço que fica entre a faixa de pedestres e o limite de paradados carros.
JUSTIFICATIVA: A cidade de São Paulo adotou, em regime
experimental, um sistema europeu de faixa exclusiva de parada em semáforos para
motociclistas. O espaço fica entre a faixa de pedestre e o limite de parada dos
carros. O objetivo é aumentar a segurança dos motociclistas para que eles
possam partir após a abertura do semáforo antes que os carros e evite que as
motos circulem entre os veículos. A faixa de parada para motos é identificada
apenas por sinalização horizontal. Taubaté poderia também adotar, em regime
experimental, esse sistema adotado na cidade de São Paulo, onde as motocicletas
aguardam o semáforo verde em um espaço exclusivo à frente dos automóveis e
antes da faixa de pedestres. É uma maneira simples, barata e eficiente de
aumentar a segurança de todos os usuários das vias e a fluidez do tráfego, já
que, dessa forma, as motocicletas não ficariam entre os demais veículos nos
semáforos. A sinalização é uma área delimitada no asfalto para isolar, durante a
espera do semáforo, os veículos de duas rodas dos demais, que ficam atrás.
Ciclistas também podem usar o espaço. O objetivo da nova sinalização é melhorar
a segurança dos motociclistas, diminuindo o conflito com automóveis no momento da
largada no verde. A sinalização também visa aumentar o respeito das motos à
faixa de pedestres.
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