O vereador Rodrigo Luis Silva “Digão” apresentou projeto de
Lei que reserva um percentual das vagas de emprego em obras públicas para
reinserção de pessoas atendidas pela política sobre drogas. De acordo com o
projeto, as licitações de obras públicas
municipais que gerem mais de trinta postos de trabalho deverão prever nos
contratos que 3% (três por cento) do total de vagas sejam destinadas à
reinserção econômica de pessoas atendidas pelas políticas sobre drogas no município
de Taubaté. A empresa que ganhar a licitação deverá informar ao órgão municipal
de políticas sobre drogas acerca de vagas disponíveis e o postulante deverá cumprir
o seu plano individual de atendimento, abster-se do uso de drogas, atender
requisitos profissionais definidos pela empresa contratante e cumprir
rigorosamente as normas exigidas pela contratante. Se após trinta dias
corridos, contados a partir da data do recebimento da informação de
disponibilidade da vaga pelo órgão responsável pela inserção social e
econômica, a empresa fica dispensada do cumprimento da lei, caso não haja
indicação de pessoal para a vaga disponibilizada.Menu
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
PROJETO DE LEI DO VEREADOR DIGÃO GARANTE VAGAS PARA PESSOAS ATENDIDAS EM PROGRAMAS SOCIAIS CONTRA DROGAS.
O vereador Rodrigo Luis Silva “Digão” apresentou projeto de
Lei que reserva um percentual das vagas de emprego em obras públicas para
reinserção de pessoas atendidas pela política sobre drogas. De acordo com o
projeto, as licitações de obras públicas
municipais que gerem mais de trinta postos de trabalho deverão prever nos
contratos que 3% (três por cento) do total de vagas sejam destinadas à
reinserção econômica de pessoas atendidas pelas políticas sobre drogas no município
de Taubaté. A empresa que ganhar a licitação deverá informar ao órgão municipal
de políticas sobre drogas acerca de vagas disponíveis e o postulante deverá cumprir
o seu plano individual de atendimento, abster-se do uso de drogas, atender
requisitos profissionais definidos pela empresa contratante e cumprir
rigorosamente as normas exigidas pela contratante. Se após trinta dias
corridos, contados a partir da data do recebimento da informação de
disponibilidade da vaga pelo órgão responsável pela inserção social e
econômica, a empresa fica dispensada do cumprimento da lei, caso não haja
indicação de pessoal para a vaga disponibilizada.DIGÃO SOLICITA AO PREFEITO DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO MUNICIPAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
VEREADOR DIGÃO SOLICITA CURSO TÉCNICO VOLTADO PARA A ÁREA FERROVIÁRIA E TEM RESPOSTA POSITIVA DE SECRETÁRIO
O vereador Digão solicitou ao Secretário
Municipal de Desenvolvimento e Inovação da Prefeitura Municipal de Taubaté, Sr.
Geraldo de Oliveira Neto, gestão junto ao Governador do estado de São Paulo
para que seja implantado cursos técnicos para o setor ferroviário no Centro
Paula Souza-ETEC Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin-unidade Taubaté. Para o
vereador Digão, o crescimento anunciado para os próximos anos no Setor
Ferroviário e a falta de mão de obra qualificada pode acarretar um apagão
ferroviário, conforme previsão da gerente técnica da Associação Nacional dos
Transportes Ferroviários (ANTF), Juliana Morgado. Projetos dos governos federal
e estadual para investimentos e expansão da malha ferroviária brasileira são
alguns dos fatores que levam à necessidade de um número maior de profissionais,
além do aumento dos cuidados com segurança e das inovações tecnológicas. A
cidade de Taubaté é arrojada e possui uma política de atração de indústrias,
serviços, comércio etc em vários setores e, com certeza, irá atrair empresas
ligadas ao setor ferroviário para que invistam em nosso município. A empresa
Alstom do Brasil, que atua no ramo de transporte, é referência mundial em
veículos leves sobre trilhos-VLTs, metrôs e trens regionais de alta e altíssima
velocidade. Para 2014, foi anunciada inauguração da terceira unidade do setor
aqui em nossa cidade e contará com a nova linha de produção dedicada a VLTs, com
previsão de início da operação a partir de dezembro de 2014. O Secretário de
Desenvolvimento e Inovação, Geraldo de Oliveira Neto, participou de uma reunião
com a Sra. Laura Taganá, Superintendente do Centro Paula Souza, o Profº Dr.
José Rui Camargo, Reitor da UNITAU e com o Profº Edson A. de A. Querido
Oliveira, Pró Reitor de Pesquisas e Pós Graduação da UNITAU, reivindicando o
curso sugerido pelo vereador Digão, referente ao setor ferroviário e
automotivo, e ficou acertado entre eles o alinhamento das matérias a serem
implantadas nos moldes da demanda do setor industrial.
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
ÁREA DE LAZER NA CHÁCARAS FLÓRIDA
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014
ÁGUA NO SÍTIO SÃO JOSÉ II

Os
munícipes residentes no Sítio São José II, região do barreiro, finalmente vão
poder usufruir de um grande benefício que trará mais qualidade de vida e saúde
aos moradores: ÁGUA TRATADA NA PORTA DE CASA. O vereador DIGÃO, atendendo
pedido dos moradores, procurou o prefeito Ortiz Junior e o gerente da SABESP Cláudio
Katayama que determinaram estudos visando a extensão da rede de água no local.
A extensão da rede de água era uma antiga reivindicação dos moradores do Sítio
São José II que não precisarão mais recorrer a cacimbas e poços artesianos para
ter água, recurso indispensável para a manutenção da vida. Os trabalhos tiveram
início na terça-feira, 17/2/2014, com abertura de valas e colocação de tubos
para conduzir a água até as residências. ISSO É TRABALHO SÉRIO. Compromisso
assumido, compromisso realizado.
terça-feira, 18 de fevereiro de 2014
TERRAPLANAGEM PARA CONSTRUÇÃO DE NOVA CRECHE E UPA NO DISTRITO DE QUIRIRIM JÁ SE INICIOU
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
DIGÃO QUER BEBEDOUROS DE PRESSÃO NAS ESCOLAS
O vereador Digão solicitou ao prefeito Ortiz Junior a instalação de bebedouros de pressão tradicional de coluna em aço inox nos pátios das escolas e creches municipais de Taubaté. Segundo Digão, o calor insuportável tem prejudicado a qualidade das águas que saem das torneiras onde os alunos bebem água, tornando-as mornas. A instalação de bebedouros irá garantir uma melhor qualidade da água a ser bebida em uma temperatura agradável aos alunos.terça-feira, 11 de fevereiro de 2014
VEREADOR DIGÃO QUER BÔNUS NA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA
O vereador Rodrigo Luis Silva “Digão” apresentou uma
sugestão à concessionária de energia elétrica que atende a cidade de Taubaté
propondo a troca de resíduos por bônus na conta de energia. É um projeto
adotado por várias cidades e que consiste, basicamente, na troca de lixo
reciclável por créditos na conta de energia elétrica dos consumidores, com
destinação organizada do material à indústria de reciclagem.
O cliente contribui para a preservação do meio ambiente e
ainda recebe bônus na conta de energia elétrica.
Para participar do projeto, o cliente faz seu cadastro no
posto de coleta. Para isso, basta apresentar uma conta de energia elétrica e
assinar o Termo de Adesão. O cliente recebe o cartão, que deve ser apresentado
sempre em que for levar seus resíduos para trocar por bônus. Os resíduos
recolhidos pelo cliente são levados a pontos de coletas determinados pela
concessionária.
Os resíduos devem estar limpos e secos. O valor do desconto
depende da quantidade e do tipo de resíduo levado, pois cada resíduo tem seu
valor de mercado. O desconto é válido apenas para consumidor residencial, não
se estendendo a empresas e comércios, entretanto essas podem participar e
converter seus bônus em benefício de entidades filantrópicas.
O valor é imediatamente registrado no sistema, através do
cartão do cliente e os descontos são passados por meio do sistema de
faturamento da concessionária “on line”. O sistema é transparente e
completamente acessível pelo cliente que vê os preços nos pontos de coleta e
recebe no final o montante descontado, pagando, às vezes, por vários meses R$
0,00 para o seu consumo.
O principal objetivo é conscientizar a população sobre o
compromisso de colaborar com a preservação do meio ambiente.
Esse programa constitui um novo paradigma socioambiental, resultando na
preservação dos recursos naturais e no pagamento de contas de energia elétrica,
que propicia liquidez parcial e, em alguns casos, total das contas de energia
elétrica da população, principalmente, mas não somente, baixa renda.
MINITERMINAIS DE ÔNIBUS NA ZONA RURAL, SOLICITA DIGÃO
O vereador Digão solicitou ao prefeito Ortiz Junior a
construção de dois miniterminais de ônibus na zona rural de Taubaté. Segundo Digão,
a demora no atendimento aos usuários do transporte coletivo que vivem na zona
rural é um problema que afeta várias cidades.
O desconforto nos locais de espera, o sol forte, a chuva ininterrupta, o
vento, o barro que suja e causa acidentes. São pessoas idosas, mães que
carregam o filho no colo ou em carrinhos de bebês, deficientes, cadeirantes. O
morador da zona rural muitas vezes precisa contar com a sorte para não sujar ou
molhar a roupa que vestiu para ir a um evento ou clínica médica. Nós
vereadores, como representantes do povo e sempre com o objetivo de garantir
melhores condições de acessibilidade e qualidade de vida aos munícipes
taubateanos, precisamos estar atentos às necessidades da população.
Buscando garantir mais conforto e segurança aos moradores da
zona rural de Taubaté que utilizam o transporte público de passageiros, indico
ao prefeito que realize estudos juntos às secretarias competentes visando a
construção de dois miniterminais de ônibus na zona rural de Taubaté, regiões do
Pinheirinho e Registro/Sete Voltas, aumentando com isso a quantidade de ônibus
disponíveis aos usuários.
O terminal poderá contar com banheiros masculino e feminino,
bancos de espera, loja de conveniência e lanchonete, televisão, sala de
computadores ligados à internet e a presença constante de um guarda municipal.
A construção dos terminais de ônibus na zona rural mostrará o compromisso do
executivo com os moradores dessas regiões, buscando sempre inovar através de
projetos audaciosos, criativos e necessários à população.
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
Digão quer complexo esportivo em Taubaté
O vereador Digão
sugeriu ao prefeito Ortiz Junior, através de uma emenda ao Plano Plurianual
2014-2017, a construção de um Complexo Esportivo com arena no terreno que fica
entre as rodovias Dutra e Carvalho Pinto, reservando R$ 1,3 milhão do orçamento
de 2017 para essa finalidade. Além dessa emenda, Digão reservou R$ 200 mil para
a cobertura da quadra da escola da Vila Caetano no bairro do Pinheirinho, R$ 50
mil para a reforma da quadra de esportes José Carlos Couto no Jardim Resende e
R$ 60 mil para a instalação de academias ao ar livre no Bonfim. Digão solicitou
também a revitalização da área verde no Portal Mantiqueira destinando uma verba
de R$ 50 mil para o serviço.
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
DIGÃO QUER QUE ENTIDADES QUE RECEBEM VERBAS PÚBLICAS DIVULGUEM SUAS AÇÕES E PRESTEM CONTAS À CÂMARA MUNICIPAL E NAS REDES SOCIAIS.
O vereador Digão protocolou projeto de Lei na Câmara Municipal de Taubaté que dispõe sobre obrigar as
Organizações Não Governamentais (ONGs), Associações, Fundações, Prestadores de
Serviços e Cooperativas a divulgarem suas ações e prestações de contas na
página da internet e à Câmara Municipal de Taubaté, quando receberem, a
qualquer título, dinheiro, bens e valores públicos ou pela qual o município de
Taubaté, ou que, em nome deste, assuma obrigações de natureza pecuniária. Uma das principais
cobranças da sociedade, quando se fala em uso do erário público, é a
transparência, dessa forma a população pode acompanhar melhor o que está se
fazendo com o seu dinheiro. O poder público tem procurado se adequar a essa
realidade, até por imposição dos tribunais de contas, desta forma, as
Organizações Não Governamentais - ONGs, Fundações de Saúde, Prestadores de
Serviço Associações e Cooperativas que possuem algum tipo de benefício do poder
público também precisam se adequar a essa realidade, mostrando à população como
está usando esses recursos. Ao agirem de forma
transparente, além de mostrarem a transparência necessária quando se lida com
recursos públicos, também estarão mostrando a idoneidade e dessa forma
separando as entidades sérias das muitas outras que surgiram no município
simplesmente para usurparem os recursos que são mantidos por meio dos impostos
pagos pelos contribuintes.terça-feira, 28 de janeiro de 2014
PROJETO DE ELI DO VEREADOR DIGÃO OBRIGA A INSTALAÇÃO DE LEITORES DE IMPRESSÃO DIGITAL NA ENTRADA DAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS DO MUNICÍPIO DE TAUBATÉ.
Sempre trabalhando pela segurança dos clientes das agências bancárias e também de toda a população de Taubaté, o vereador Digão protocolou na Câmara Municipal de Taubaté um Projeto de Lei que obriga as agências bancárias a instalar leitores de impressão digital na entrada dos estabelecimentos. O aparelho deve ser instalado junto à porta giratória na entrada das
agências, ficando a mesma liberada após a identificação digital do cliente. A elevada incidência
de ocorrências em agências bancárias através de observação da movimentação
financeira de clientes através de furtos, assaltos e até latrocínio, mesmo com
a monitoração através de câmeras e detectores de metais, tem causado medo e
pânico nas pessoas de bem. Identificando-se
as pessoas que entram nas agências bancárias, fica possível controlar os
acessos e respectivas identificações em caso de necessidade, além da medida
coibir a intenção de marginais, ampliando as perspectivas de segurança,
preservando a integridade dos clientes e credibilidade das agências. Trata-se de
uma medida simples e relativamente barata que pode impedir a ação de
assaltantes em agências bancárias e que já são utilizadas em outros
estabelecimentos como, por exemplo, algumas academias de ginástica. O
aparelho fica instalado junto à porta giratória, que já é munida do detector de
metais e destravaria depois que o cliente colocasse a digital para entrar. As
informações do cliente ficam armazenadas num banco de dados e, dessa forma,
quem está com intenção de entrar no banco para coletar informações sobre
vítimas, certamente não se atreverá botar o pé na agência, pois caso aconteça
algum furto ou roubo dentro do banco, será mais fácil identificar o suspeito,
bastando conferir na lista de quem esteve no local.
É também do vereador Digão a Leis que proíbe a utilização de celulares dentro das agências bancárias de Taubaté e a que obriga os estabelecimentos a instalarem biombos entre os caixas para evitar que uma pessoa veja qual o tipo de operação financeira está sendo realizada pelo cliente.
VEREADOR DIGÃO APRESENTA PROJETO DE LEI QUE OBRIGA A INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVO PARA INTERROMPER O PROCESSO DE SUCÇÃO EM PISCINAS.

O vereador Digão protocolou na Câmara Municipal de Taubaté um projeto de
Lei que obriga os clubes sociais e esportivos, condomínios, hotéis, academias e
outros assemelhados, onde haja piscinas de uso coletivo, a instalar
dispositivos para interromper o processo de sucção. Vários acidentes fatais
aconteceram, principalmente com crianças, por
falta de segurança nesses locais. O dispositivo deverá estar em local de
fácil alcance inclusive para crianças e portadores de deficiência locomotora. As piscinas construídas a partir da
aprovação desta Lei deverão ter além do dispositivo proposto , bombas de sucção
que interrompam o processo automaticamente sempre que o ralo se encontrar
obstruído. As medidas propostas irão
contribuir para a redução de acidentes em piscinas. Um dos dispositivos no mercado é o Sistema de
Segurança de Liberação de Vácuo (SSLV), que funciona por sensor e
automaticamente desliga a bomba da piscina ao mesmo tempo em que desativa a
sucção da água se for detectada a obstrução ou bloqueio no ralo da piscina. Os acidentes acontecem
quando a pessoa fica presa ao ralo pela força da sucção. Se for um dos ralos do
fundo da piscina, é grande a possibilidade de afogamento.
CORRIDA PEDESTRE PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DE TAUBATÉ
O vereador Digão está sugerindo ao prefeito Ortiz Junior que estude a possibilidade de incluir nos eventos que fazem parte das comemorações do aniversário de Taubaté uma corrida de pedestre, conforme realizada em várias cidades do Brasil, com o nome de Troféu Cidade de Taubaté. Na justificativa, Digão argumenta que esse evento faz parte do calendário
oficial de várias cidades e a intenção é reunir e integrar os
atletas e não atletas a participar de uma forma saudável do aniversário da sua
cidade. As Provas Pedestres já são tradicionais e sempre reúnem muitas pessoas.
A cidade de São Paulo realiza no dia 25 de janeiro o Troféu Cidade de São Paulo
e a participação da população nesse evento esportivo é muito grande. Em
Taubaté, o evento poderá contar com o apoio da Secretaria de Esportes e
patrocínio de várias empresas, a ser realizado no dia do aniversário da cidade. Além de proporcionar diversão nesta data comemorativa, o vereador Digão destaca também a importância do estímulo à prática de atividades físicas e
da inclusão dos munícipes nas comemorações do aniversário da cidade. Camisetas poderiam ser doadas aos participantes com um tema específico a cada ano, como por exemplo "RESPEITE AS FAIXAS DE TRÂNSITO", "NÃO JOGUE LIXO NAS RUAS", etc. Fica aí a dica ao nosso prefeito e à Secretaria de Esportes.
DIGÃO QUER FARMÁCIA SOLIDÁRIA EM TAUBATÉ
O vereador Digão solicitou ao Prefeito
Municipal José Bernardo Ortiz Monteiro Junior que determine à Secretária Competente
estudos sobre a possibilidade da criação do Projeto Farmácia Solidária em nosso município. Segundo Digão, ainda é grande o número de pessoas que
necessitam de medicamentos, mas não têm condições financeiras para comprá-los.
A criação do Projeto Farmácia Solidária tem o objetivo de reaproveitar sobras
de medicamentos para distribuição entre pessoas carentes, promovendo a doação
voluntária de medicamentos em bom estado de conservação e dentro da data de
validade. O programa evita o desperdício de medicamentos e beneficia pessoas
que não têm condições financeiras de adquirir, além de desestimular a
automedicação, evitando o surgimento de possíveis adversos provenientes do
consumo não orientado. A coleta deverá ser organizada pela Secretaria da Saúde
e distribuída para a população carente que esteja de posse da receita médica
original, de acordo com a disponibilidade em estoque. Para receber a medicação,
o cidadão precisará estar cadastrado na Secretaria de Desenvolvimento e
Inclusão Social e portar o cartão SIM. Além disso, a Prefeitura Municipal de
Taubaté deverá realizar a divulgação do programa através do meio de meios de
comunicação e promover campanhas à doação de medicamentos.terça-feira, 14 de janeiro de 2014
INDIGNADO, DIGÃO QUER APURAR RESPONSABILIDADE PELAS ENCHENTES EM TAUBATÉ
O vereador Rodrigo Luis Silva "Digão" protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Taubaté onde pretende abrir uma Comissão Especial de Inquérito para investigar e apurar as responsabilidades pelas enchentes que acontecem em vários locais de Taubaté e cobrar um Plano de Metas para resolver esses problemas. No dia 4 de janeiro, uma forte chuva atingiu Taubaté e causou transtornos em alguns locais em consequência das enchentes que ocorreram. Não é um problema novo e imprevisível, ao contrário, são casos antigos e que continuam sem solução. Segundo Digão, se a prefeitura de Taubaté não consegue dar conta da enorme quantidade de sujeira depositada nas galerias de águas pluviais, é correto afirmar também que os investimentos para obras contra enchentes têm sido muito tímidos por parte do executivo de diversas administrações públicas que governaram Taubaté e o aumento do volume das águas de chuva no verão e um sistema de drenagem incapaz de dar uma vazão eficiente, explicam, em certos casos, as enchentes urbanas. A CEI proposta pelo vereador Digão pretende saber de quem é a responsabilidade pelas enchentes e cobrar a realização de serviços através de um Plano de Metas, pois o sucesso de programas que combatem as enchentes exige em compreender bem as causas, apresentar projetos para enfrentar os problemas e ter a coragem de realizá-los, pois se ficar no papel, as águas irão engolir algumas vias de Taubaté. É importante também a população saber que existe uma Lei Nº 4.598, DE 9 DE FEVEREIRO DE 2012 do vereador Carlos Peixoto, que autoriza o Poder Executivo a conceder isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU incidente sobre imóveis edificados atingidos por enchentes e alagamentos ocorridos no Município.Festa Sertaneja está no calendário oficial do município.

O prefeito Ortiz Junior sancionou a Lei nº 4.830, em 26 de dezembro de 2013, incluindo no calendário oficial de eventos a “Festa Sertaneja”, promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Distrito de Quiririm. De autoria do vereador Digão, a festa será realizada anualmente em data a ser fixada pela Paróquia, situada na praça Antonio Naldi. A Lei prevê que o município poderá apoiar a realização do evento visando a preservação do aspecto religioso, folclórico, gastronômico e de lazer, bem como os valores culturais da sociedade. Além do destaque à cultura sertaneja, a festa realizada pela Paróquia de Quiririm “tem por objetivo promover o trabalho evangelizador”, segundo Digão. “A festa sertaneja já se tornou tradicional e é muito esperada pela população”.
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
VEREADOR DIGÃO É TEMA DE TCC
O vereador Rodrigo Luis Silva “Digão” foi tema
de um Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - apresentado por alunos do curso de
Relações Públicas da UNITAU. Os alunos Gabriel Morata, Rodrigo Dualiza e Felipe
Berti escolheram um tema relacionado à
publicidade na política e as ferramentas para apresentar os trabalhos diários
do vereador Digão para futuras eleições. Digão foi escolhido por ter se
destacado na gestão 2008 – 2012 como um vereador ético, transparente, honesto e
que combateu incansavelmente a corrupção em Taubaté. O TCC foi apresentado para uma bancada
formada por três professores do Curso de Relações Públicas da UNITAU que
elogiaram o trabalho realizado pelos alunos.
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
PIROTECNIA EM AMBIENTES FECHADOS É PROIBIDO EM TAUBATÉ
Lei Municipal nº 4.819/2013, de 22 de novembro de 2013, dos vereadores Digão e Bilili de Angelis proíbe a realização de shows pirotécnicos em bares, casas de espetáculos e espaços fechados no município de Taubaté. A tragédia ocorrida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, demonstra a necessidade dos municípios ajustarem sua legislação urbanística a fim de impedir que eventos como aquele voltem a se repetir. É um contra sendo shows pirotécnicos em bares, boates, casas de espetáculos e ambientes fechados em razão do alto risco que pode acarretar para a segurança dos usuários destas casas comerciais e locais públicos.
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
CAMPANHA FAIXA+SEGURA AGORA É LEI
Lei nº 4.816, de 20 de novembro de 2013, do vereador Digão, institui a Campanha FAIXA+SEGURA, que incentiva e estimula a adoção de medidas para o aumento da segurança dos usuários do sistema viário, com envolvimento de todas as forças da sociedade local. Diariamente flagramos o desrespeito à
legislação de trânsito nas nossas vias, onde o condutor desrespeita o direito
do pedestre em atravessar uma rua com segurança na faixa de pedestre. Qual é a razão deste desrespeito?
Pressa? Falta de atenção? Seja lá a justificativa que cada queira dar, o ato é
imperdoável e deve ser combatido rigorosamente pela fiscalização de trânsito. A
pressa, a falta de atenção ou outro motivo não justificam colocar em risco a
integridade física dos pedestres. Tem que haver fiscalização para reprimir os
condutores que desrespeitam os pedestres no seu direito sagrado de atravessar a
via com segurança na faixa de pedestres.
Assinar:
Postagens (Atom)




.jpg)
.jpg)




