Menu
sexta-feira, 6 de setembro de 2013
PRAÇA DO JARDIM MOURISCO PRECISA DE MELHORIAS E NOVOS INVESTIMENTOS
DIGÃO PEDE REGULARIZAÇÃO DO LOTEAMENTO CHÁCARAS FLÓRIDA
segunda-feira, 2 de setembro de 2013
TAUBATÉ PRECISA DE UM NOVO PADRÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Há anos que a cidade de Taubaté adota um padrão
de obras públicas que não acompanha as inovações da engenharia moderna e foge
completamente dos estilos culturais e das formas harmônicas do passado. Nossas
escolas e creches são construídas com blocos que ficam à vista e chão de
cimento batido; praças com bancos sem encosto pintados com cal, um playground,
algumas mudas de árvores plantadas e não cuidadas com o devido carinho por
funcionários da prefeitura. Os postos de atendimento médico seguem o mesmo
padrão barato e feio, sem uma sala de espera aconchegante, bancos de cimento ou
madeira, iluminação precária. As quadras poliesportivas parecem mais um
barracão para encontro de atletas amadores, com vestiários pequenos, quadros de
energia insuficientes para cargas maiores, falta de almoxarifado e secretaria
para reuniões. Tanto é verdade que o time de vôlei de Taubaté está jogando e
treinando no clube Abaeté. No ano de 2011 visitei algumas casas construídas pela
prefeitura no Parque Ipanema e fiquei assustado com a péssima qualidade das
obras. É difícil acreditar que estamos vivendo em um novo milênio, se as
construções de obras públicas pararam no tempo, no espaço, na criatividade e na
segurança. E por falar em segurança, dificilmente um motorista acessa uma
rotatória em Taubaté sem pensar duas vezes se tem a preferência ou não. Só
conseguirá fazer o retorno se passar por cima de uma calçada que faz parte da
mesma, pois o espaço é pequeno e inseguro. Quem projetou as rotatórias nas
avenidas de Taubaté deve ter feito as medidas nos pés, encostando um no outro e
contando o resultado final para ser colocado no projeto. Se duas pessoas
diferentes fizeram as medidas, uma com calçado 38 e outra 42, não tem como
acertar uma. Muitos dos serviços são realizados por empresas terceirizadas e a impressão
que se tem é de que não há compromisso com a qualidade e segurança.
Antigamente, quando as obras eram realizadas por servidores públicos
municipais, o cuidado com a qualidade era bem maior e não havia tanto
desperdício. A construtora responsável pela entrega dos serviços de asfalto do
Residencial Portal Mantiqueira, que foram aceitos pela administração pública
municipal, deve ter vergonha e medo de passar pelas vias do local, tamanho a
quantidade de buracos, verdadeiras crateras que prejudicam os automóveis,
incomodam e causam indignação nos moradores. Quando o pronto-socorro localizado
no CECAP II foi entregue à população em período eleitoral (2008), era visível a
utilização de materiais de segunda ou quinta categoria. Visite o local e
confira se estou falando mentira. E a revitalização das Praças Dom Epaminondas
e Santa Terezinha? Na Praça Santa Terezinha parece que trocaram seis por meia
dúzia. As fotos antigas da Praça Dom Epaminondas mostram que realmente existiu
uma praça no local. Hoje parece mais uma área de passagem de pedestres
apressados em voltar para casa. Praças com formas harmoniosas e artísticas;
escolas, creches e postos médicos com piso frio, azulejos, pintura clara;
quadras poliesportivas com boa iluminação e toda estrutura necessária para receber
eventos; rotatórias bem sinalizadas e com espaço suficiente para os motoristas
são serviços básicos que a população pede. Obras públicas são feitas com o
dinheiro dos nossos impostos. Não sou contra a construção de novas benfeitorias
para a população, mas precisamos exigir o mínimo de viabilidade, qualidade e
conforto, caso contrário, estaremos jogando dinheiro público no lixo. Se a
ideia é ser prático e econômico em um projeto de nova benfeitoria pública, “que
seja eterno enquanto dure”, como escreveu Vinícius de Moraes em seu Soneto de
Fidelidade ou como canta Netinho: “...Que dure para sempre. Que venha abençoado
por Deus. Que seja diferente”. Obras públicas fazem parte do patrimônio
municipal, pertencem ao povo que pagou pelo serviço e tem livre acesso às
dependências, dentro de uma ordem e civilidade. Mudanças são necessárias e
sobrevive quem se adapta às novas mudanças, pois como diz um ditado popular
bastante empregado nos dias de hoje: a fila anda.
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
PROGRAMA LIXO ZERO, PEDE DIGÃO
A cidade do Rio de Janeiro já adotou essa medida, que deveria ser
seguida por todos os municípios compromissados com a limpeza e melhor qualidade
de vida das pessoas. Há tempos atrás fiz a sugestão ao prefeito para que
adotasse em Taubaté o Programa TOLERÂNCIA ZERO COM A SUJEIRA, com ações
idênticas ao PROGRAMA LIXO ZERO. Um grande exemplo nos dá a cidade do Rio de janeiro, que no dia 20 de
agosto iniciou o Programa Lixo Zero. O programa prevê a aplicação de
multas para quem sujar a cidade. Equipes formadas por agentes públicos, da
Guarda Municipal e da Polícia Militar – vão multar quem for flagrado
jogando lixo na rua, com valores que variam de R$ 157 a R$ 3 mil, de
acordo com o tamanho do produto descartado. A iniciativa tem como objetivo
tornar a Lei de Limpeza Urbana 3273/2001 efetiva, além de conscientizar a
população da importância de não jogar lixo. Com a adoção desse programa, espera-se uma
mudança cultural mesmo. Se não houver uma participação da sociedade, muito
pouco vai poder ser feito. UMA CIDADE LIMPA NÃO
É A QUE MAIS SE VARRE, MAS A QUE MENOS SE SUJA.segunda-feira, 19 de agosto de 2013
GREVE JUSTA E PACÍFICA
Os funcionários do Hospital Universitário de Taubaté iniciaram
uma greve por tempo indeterminado na manhã desta segunda-feira (19). O grupo,
formado por enfermeiros, auxiliares de enfermagem e profissionais de limpeza se
reuniu por volta das 8h em frente ao hospital e em seguida saiu em passeata
pelas ruas da região central da cidade. O protesto seguiu até a sede da
Fundação Universitária de Taubaté (Fust), onde uma comissão conversou com o Sr.
Isnard e em seguida à Delegacia Regional de Saúde, com a Dra. Sandra Tutihashi.
O problema começou quando o governo
estadual assumiu a administração e colocou a Fundação São Camilo para gerir o
Hospital Universitário. Os funcionários da FUST têm sofrido assédio e recebem
um salário bem abaixo dos servidores da São Camilo, pelo mesmo serviço executado.
Além disso, a FUST alega não ter dinheiro suficiente para pagar a rescisão
contratual dos funcionários que pedirem demissão. A passeata foi pacífica e
ordeira, sem quebra-quebra, o que demonstra a vontade e grandeza dos
funcionários em resolver a questão da melhor forma possível. O vereador Digão
acompanhou a passeata e desde o início tem dado o seu apoio aos manifestantes,
juntamente com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. A Polícia
Militar e também a Guarda Municipal acompanharam a manifestação e organizaram o
trânsito nas vias onde os grevistas passavam. A greve continua até que uma solução
viável seja apresentada aos funcionários do Hospital Universitário. Terça-feira,
20/8 haverá uma nova negociação entre a comissão que representa os funcionários
e representantes da Universidade de Taubaté, FUST e Secretaria da Saúde do Governo
do Estado.
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
PROLONGAMENTO DA RODOVIA CARVALHO PINTO
A Concessionária das Rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto S/A -
Ecopistas expõe até o dia 11 de setembro, no Hall de entrada da Câmara
Municipal de Taubaté, a complementação do Estudo de Impacto Ambiental /
Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da obra de prolongamento da Rodovia
Carvalho Pinto até a Rodovia Osvaldo Cruz. São 8 quilômetros e meio de
prolongamento. Convido os moradores do
Barreiro e toda população de Taubaté a visitar a Câmara Municipal para conhecer
o projeto, os impactos, as desapropriações a serem realizadas. Serão 78
propriedades desapropriadas, sendo que 14 apresentam edificações diversificadas como galpões e
área de laser; 24 edificações para domicílios, afetando 146 moradores e 40 não
possuem nenhum tipo de edificação ao longo da área de intervenção. É muito
importante o acompanhamento dos proprietários dessas áreas e também dos
munícipes taubateanos, pois é um assunto de interesse de todos.
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
DIGÃO PEDE AO PREFEITO ATENDIMENTO MÉDICO A INATIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL
O vereador Digão sugeriu ao prefeito em reunião na terça-feira, 13 de
agosto, estudar a possibilidade de estender o atendimento na POLICLÍNICA aos
inativos da prefeitura municipal ao final ou início do expediente de
atendimento aos taubateanos encaminhados pelos PAMOS. Segundo Digão, o
atendimento aos inativos poderia ser, por
exemplo, na quinta-feira após as 18h00min e na terça-feira no horário da
manhã, da mesma forma como eram atendidos no prédio do IPMT, na Rua Pedro
Costa. O prefeito Ortiz Junior disse que iria estudar a possibilidade de
atender a sugestão do vereador Digão.
quarta-feira, 14 de agosto de 2013
MOBILIDADE URBANA – DIGÃO QUER RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS FEDERAIS
Os municípios terão que implantar seus planos de mobilidade urbana (Lei
12.586/2012) que deverão ser integrados ao plano diretor municipal existente ou
em elaboração, no prazo de três anos da vigência da lei federal, ou seja, abril
de 2015, constituindo os mesmos em instrumentos de efetivação da Política
Nacional de Mobilidade Urbana. No final desse prazo, os municípios que não
adotarem as providências ficam impedidos de receber recursos orçamentários
federais destinados à mobilidade urbana, até o atendimento da exigência. Digão
apresentou um requerimento ao prefeito questionando se existe projetos sendo
elaborados pela administração pública a serem implantados em respeito à Lei
12.586/2012 sobre mobilidade urbana.VEREADOR DIGÃO QUER MAIS SEGURANÇA NO TRÂNSITO COM VERBAS DA FUNSET
O vereador Digão solicitou informações ao prefeito Ortiz
Junior sobre a existência de projetos destinados à segurança e educação no
trânsito com verbas da FUNSET – Fundo Nacional de Segurança e Educação no
Trânsito. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que compete ao órgão
máximo do executivo de trânsito da União
administrar o fundo nacional destinado à segurança e à educação de trânsito e
determina que a receita arrecada com a cobrança de multas de trânsito seja
aplicada exclusivamente na sinalização, engenharia de tráfego, de campo,
policiamento e fiscalização e educação de trânsito, e ainda, o percentual de 5%
do valor das multas arrecadadas seja depositado mensalmente na conta do Fundo
Nacional destinado à cobrança e educação no trânsito. Porém, para receber a
verba é preciso apresentar projetos, ÁGUA PARA MORADORES DO TATAUBA, PEDEM DIGÃO E LÚCIO DA PASTELARIA
terça-feira, 13 de agosto de 2013
FUNCIONÁRIOS DA FUST PODEM ENTRAR EM GREVE
Os funcionários da FUST que trabalham no Hospital Universitário decidiram, em assembleia realizada ontem na sede do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais, entrar em greve na próxima semana, caso não seja resolvido ainda esta semana a situação de todos os servidores. Os servidores da FUST prestam serviços para o São Camilo, mas recebem do Governo do Estado. O vereador Digão esteve presente na assembleia, manifestou o seu apoio aos funcionários e também cobrou uma postura do Governo do Estado para que mantenha o compromisso assumido quando da integração do Hospital Regional com o Hospital Universitário. Baixos salários, assédio, falta de estrutura, são algumas das reclamações dos funcionários da FUST. Hoje, terça-feira, o vereador Bilili estará em reunião com o Governador do Estado e também com a Dra. Sandra Tutihashi para tratar desse assunto. O vereador Digão terá uma reunião com o prefeito na manhã de hoje, onde também cobrará um apoio para resolver o caso.
sexta-feira, 9 de agosto de 2013
Digão propõe leis de prevenção às drogas e melhorias na Saúde
Com objetivo de usar a informação, arma mais importante e
poderosa disponível no combate ao uso de drogas, o vereador Rodrigo Luis Silva
“Digão” (PSDB) apresentou o Projeto de Lei nº 37/2013, que torna obrigatória a
exibição de vídeos educativos antidrogas na abertura de shows e eventos em
Taubaté.
De acordo com o projeto de lei, os vídeos ou áudios deverão
ter duração mínima de um minuto para exibição nos cinemas e dois, nos demais
eventos, em telas capazes de permitir a visualização de seu conteúdo por todo o
público, antes do início da apresentação.
Na área da saúde, o Projeto de Lei nº 15/2013, de autoria
do vereador, obriga a fixação da lista de medicamentos disponíveis para entrega
na rede municipal de saúde. O painel informativo deverá ser atualizado toda vez
que houver alteração dos medicamentos disponíveis.
“A informação propiciará maior qualidade nos serviços e
evitará perda de tempo aos pacientes, diminuindo a fila de espera no local”,
argumentou o vereador.
Emenda apresentada pelo vereador Luizinho da Farmácia (PR)
acrescenta que deverão ser publicados também os nomes dos medicamentos
faltantes e a data em que deverão estar disponíveis.
Ambos os projetos têm
pareceres favoráveis das comissões temáticas da Casa, deverão ser votados em
duas votações e depois submetidos à sanção do prefeito para que entrem em
vigor. Os projetos de lei em tramitação na Câmara estão disponíveis para
consulta na página Processo Legislativo, em www.camarataubate.sp.gov.br/processo-legislativo/.
quinta-feira, 8 de agosto de 2013
BARREIRAS SÃO INSTALADAS NA AVENIDA CARLOS PEDROSO DA SILVEIRA A PEDIDO DE DIGÃO
segunda-feira, 5 de agosto de 2013
ILUMINAÇÃO PÚBLICA – HAVERÁ CUSTOS PARA OS MUNÍCIPES?
O vereador Digão apresentou requerimento ao
prefeito Municipal Ortiz Junior questionando se haverá custos repassados à
população ou outra fontes de recursos para se adequar à Resolução 414/2010 da
Agência Nacional de Energia Elétrica sobre a responsabilidade das prefeituras
em assumirem a instalação e manutenção da iluminação pública. Segundo Digão as
companhias responsáveis pela administração e distribuição de energia elétrica
do país repassarão os ativos de iluminação pública para as prefeituras brasileiras.
A mudança será realizada em cumprimento à Resolução 414/2010 da Agência
Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que tem o objetivo de diminuir os custos
das concessionárias com esse tipo de serviço, desonerando os consumidores. Com
sua vigência, o serviço que hoje é prestado pelas distribuidoras, sob regulação
da Aneel e com estrutura compartilhada por elas, passará obrigatoriamente às
mãos dos municípios.RECUPERAÇÃO DA SP-62 (ANTIGA RIO-SP)

O vereador Digão estará presente em uma reunião no próximo
dia 7 de agosto na Câmara Municipal de Taubaté, onde os diretores do
Departamento de Estradas de Rodagem farão apresentação de um projeto executivo
para recuperação da pista da SP 62 (antiga RIO-SP). Digão irá cobrar
acostamento, ciclovia, iluminação e instalação de sinalização vertical e
horizontal no trecho entre o Santa Tereza e CECAP, além da instalação de
proteção no canteiro central da Avenida Carlos Pedroso da Silveira.
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
DIGÃO PEDE RETIRADA DE MUDAS DE ÁRVORES DE CANTEIROS CENTRAIS PARA REPLANTÁ-LAS EM OUTROS LOCAIS
O plantio de árvores nos canteiros centrais das avenidas e
rodovias, prejudica a eficiência e qualidade da iluminação pública, interfere
na distribuição de energia elétrica, gera perigo de acidentes com automóveis,
pois os galhos das árvores invadem a via de rolamento, além de causar
rachaduras nas guias que delimitam as vias. Em Taubaté existem várias avenidas que possuem canteiros centrais com
postes que distribuem energia elétrica e possuem braços de iluminação pública.
As árvores são plantadas pelo poder público e também por moradores sob a rede
de distribuição de energia elétrica sem critério algum. Para que a segurança
dos munícipes não seja prejudicada pela má qualidade da iluminação pública em
decorrência das “sombras” provocadas pelas folhas e galhos das árvores, pelo
perigo que os galhos de árvores que invadem as vias de rolamento possam causar
aos motoristas e pedestres, pelo perigo de uma queda de árvore plantada no
canteiro central (pouco espaço para se firmarem), pelas rachaduras em guias e
massa asfáltica causada pelas árvores devido ao pequeno espaço que dispõem para
se firmarem na terra, é que o vereador Digão solicita ao prefeito Ortiz Junior estudos
no sentido de se retirar as mudas plantadas nos canteiros centrais das avenidas
de Taubaté e plantá-las em outros locais como praças, parques e áreas
desmatadas.DIGÃO PEDE MUDAS DE PAU-BRASIL NAS ESCOLAS DE TAUBATÉ

Pau-brasil na Praça Santa TerezinhaO vereador Digão solicitou ao prefeito Ortiz Junior que faça gestão junto às Secretarias competentes no sentido de se plantar pelo menos uma muda de Pau-brasil em todas as Escolas e Creches Municipais de Taubaté, visando que nossas crianças e jovens conheçam a árvore que deu origem ao nome de nosso país.
Poucos brasileiros já tiveram o privilégio de
ver uma árvore de pau-brasil e muitas
crianças, jovens e até mesmo adultos de nossa cidade não conhecem e nunca viram
uma árvore desta espécie que tem um grande valor na história de Brasil. O
pau-brasil é a árvore símbolo nacional e precisamos preservá-la e comemorar o
seu dia em todas as escolas e creches municipais. Fica também uma dica para as escolas particulares de nossa cidade. Em Taubaté existe algumas
árvores de pau-brasil na Praça Santa Terezinha.
quinta-feira, 1 de agosto de 2013
ILUMINAÇÃO PÚBLICA COM ENERGIA SOLAR, PEDE DIGÃO
A cidade de Tremembé já adotou
esse sistema. Basta acessar a Avenida Luiz Gonzaga das Neves que liga Taubaté a
Tremembé (Estrada Nova) para percebermos a instalação desse novo sistema
totalmente ecológico e econômico para o município.
A cidade de Taubaté precisa
adotar esse sistema nas principais avenidas, praças e parques do município. A
iluminação pública representa cerca de 65% dos gastos com energia elétrica de
um município e, considerando que a tarifa da energia elétrica brasileira é das
mais caras do mundo, este custo não
costuma ser nada desprezível. Existe uma tendência internacional de se
buscar maneiras inteligentes de se preservar o meio ambiente, ao mesmo tempo em
que se procura reduzir o consumo de recursos naturais, assim como recursos
financeiros importantes, e neste contexto se insere a eficiência energética, a
qual visa manter os níveis de atendimento de conforto, iluminação e
funcionamento de equipamentos eletroeletrônicos, com menor consumo de energia
elétrica ou através da autogeração da própria energia.
Uma solução completamente inovadora e de alto potencial de aplicação é o uso de
equipamentos de iluminação com lâmpadas LED, acopladas a painéis solares
fotovoltaicos, os quais captam energia do sol e a transformam em energia
elétrica, a qual é armazenada em baterias, tornando a solução completamente
autônoma e levre da alimentação de energia da rede de distribuição. Pelo fato
de ser independente da rede de distribuição, a solução não consome energia
elétrica, ou seja, a lâmpada LED, mais eficiente e que consome menos energia é
alimentada pela bateia a qual foi recarregada durante o dia pela energia do sol
captada pelos painéis fotovoltaicos. A redução de gastos com energia elétrica é
bastante considerável e o investimento feito nos equipamentos se paga
rapidamente pela substituição da conta de luz pela amortização do financiamento
a ser pago no longo prazo. Cada unidade é composta por luminária, painel solar,
um conjunto de baterias e um sistema de controle e conversão de energia solar
em energia elétrica.
DIGÃO PEDE MELHORIAS NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DA AVENIDA MARROCOS.
As alterações de trânsito implantadas pela prefeitura municipal requerem mais segurança aos motoristas e pedestres que utilizam a Avenida Marrocos. Nesse sentido, o vereador Digão solicitou ao Gerente do setor de iluminação pública, Engº Ricardo Galvão, a instalação de braços de IP nos dois lados da Avenida Marrocos.
Digão questiona situação de alvará em estabelecimentos de saúde
O vereador Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB) pediu informações ao prefeito sobre alvarás de funcionamento e de Bombeiros nas unidades de saúde do município. No caso de não haver, se existe projeto para regularização desses documentos.
O município possui 36 Pamos (Postos de Atendimento Médico e Odontológico), um Centro de Especialidades Odontológicas, a Casa da Mãe Taubateana, a Policlínica, Laboratório do Povo, dois Prontos Atendimentos 24 horas, a Clínica de Imagem, o Ambulatório Médico de Infectologia, Centro Municipal da 3ª Idade, as unidades do CAPs (Centro de Atendimento Psicossocial), Fonem, Cemte, bem como a sede da Secretaria de Saúde.
“O alvará de funcionamento é uma exigência legal, bem como a aprovação do estabelecimento pelo Corpo de Bombeiros. Além de ser legal, busca garantir a integridade física dos ocupantes do espaço em caso de incêndio”, afirmou o vereador.
O município possui 36 Pamos (Postos de Atendimento Médico e Odontológico), um Centro de Especialidades Odontológicas, a Casa da Mãe Taubateana, a Policlínica, Laboratório do Povo, dois Prontos Atendimentos 24 horas, a Clínica de Imagem, o Ambulatório Médico de Infectologia, Centro Municipal da 3ª Idade, as unidades do CAPs (Centro de Atendimento Psicossocial), Fonem, Cemte, bem como a sede da Secretaria de Saúde.
“O alvará de funcionamento é uma exigência legal, bem como a aprovação do estabelecimento pelo Corpo de Bombeiros. Além de ser legal, busca garantir a integridade física dos ocupantes do espaço em caso de incêndio”, afirmou o vereador.
Assinar:
Postagens (Atom)






