Menu

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

DIA DE SÃO NUNCA




Uma frase que se encaixa bem na linguagem política é a seguinte: “prometo, mas vou ficar devendo”. Serve para todos nós, mas principalmente para os políticos que, muitas vezes, fazem uma afirmação no presente sabendo que não vai cumprir no futuro. Leia novamente a frase e analise palavra por palavra: Prometo (presente); mas (não vai dar certo...); vou (futuro); ficar (não vai dar em nada); devendo (assumiu o calote). Na realidade, a frase acima está na mente do homem público que é cobrado, porém, na fala, pronuncia-se somente a palavra “prometo”, sendo que, o restante da oração (mas vou ficar devendo) está no pensamento. Resumindo, o autor da frase promete algo sabendo que não irá cumprir. E deixar de assumir a responsabilidade pelos próprios atos e compromissos é uma constante em Taubaté e se tornou tão normal, quase um padrão, que o povo já não acredita mais em promessas. E para tirar o corpo fora quando questionado e dar uma desculpa esfarrapada, nomeia-se um porta-voz, geralmente de fora, que não tem compromisso com Taubaté, para falar aquilo que o chefe manda. Outro recurso utilizado é transferir a culpa (... a empresa contratada não cumpriu; a chuva atrapalhou; a verba do Governo Estadual não chegou...). Anota-se um prazo, prorroga-se e, como diz o Kiko do seriado Chaves, “não deu”. Promessas são constantes em épocas de eleições ou para abafar uma crise instalada por meio de denuncias ou revolta popular. O exemplo mais recente é sobre o aumento da tarifa do transporte público em Taubaté. Quando da renovação do contrato de concessão, foi prometido novas linhas de ônibus, coberturas nos pontos de espera, GPS, integração do sistema. Para abafar uma possível manifestação e talvez tentar justificar o aumento, o Secretário de Governo anunciou para a imprensa falada e escrita que até o final do primeiro trimestre de 2012 serão implantados diversos projetos de melhorias no sistema de transporte público, entre eles a implantação do sistema integrado, a criação do Cartão Rápido Cidadão, melhorias nas vias de passagem, etc. Mas isso tudo já não foi prometido antes? Há um novo dia no calendário dos políticos que exercem a principal função no executivo: DIA DE SÃO NUNCA.








Vereador Rodrigo Luis Silva - DIGÃO - PSDB

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

TARIFA DO TRANSPORTE PÚBLICO DE TAUBATÉ VAI A R$ 2,80



A tarifa do transporte público em Taubaté vai a R$ 2,80 a partir de 5 de novembro de 2011, segundo decreto nº 12.593, de 21 de outubro de 2011, assinado pelo prefeito Roberto Peixoto. A concessionária apresentou uma planilha de custos, os servidores da prefeitura analisaram e chegaram a um valor que consideram justo. Porém, quando a concessionária ABC Transporte ganhou a licitação para explorar o transporte público municipal em Taubaté, prometeu vários benefícios aos usuários, entre eles, aumento no número de linhas, mais ônibus para atender os bairros, GPS, construção de coberturas nos pontos de espera. A população reclama da demora no atendimento nos pontos de ônibus, superlotação, diminuição de linha nas férias escolares, dificuldade dos cobradores em dar troco para os passageiros que pagam com dinheiro (hoje é muito utilizado o cartão). Quando foi assinado o contrato de concessão, foram assumidos vários compromissos por parte da prefeitura (melhoria nas vias e sinalizações) e da ABC Transportes, mas parece que o acordo não saiu do papel (que aceita tudo). Responsabilidade e respeito pela população é pedir muito? Chega de blá, blá, blá.

COMPROMETIMENTO E RESPEITO PELA POPULAÇÃO




Tenho conversado com muitas pessoas da região do Distrito de Quiririm sobre o Pronto Atendimento do CECAP. A grande maioria das pessoas tem elogiado o tratamento cordial e profissional dos atendentes, motoristas, enfermeiros e médicos. Isso demonstra o comprometimento e a responsabilidade do servidor público, que apesar das dificuldades, cumpre com carinho a missão assumida. O munícipe sempre procura o Pronto Atendimento para cura de seus males e alívio de seu sofrimento, preservação da vida, restituição da saúde e melhoria do conforto pessoal. Mas essa problemática da dor e do sofrimento não é uma simples questão técnica, pois a intencionalidade solidária, fraterna e confortadora depende mais de uma atitude do caráter do que do conhecimento. Muito embora a ciência contribua, sobremaneira, para soluções eficientes aos problemas de saúde, o sofrimento humano diz muito mais respeito à ética que à técnica.

EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE





Um grande exemplo de solidariedade e amor ao próximo. Foi isso que a sra. Nilcea Macedo Rodrigues, moradora do bairro do Bonfim, ensinou a muita gente. Dois irmaõs gêmeos, moradores do CECAP e bastante conhecidos na região, foram internados com suspeita de pneumonia. Um dos irmãos infelizmente faleceu e não tinha local para ser sepultado. A Sra. Nilcea, num ato cristão e de solidariedade, prontamente ofereceu o túmulo onde seu pai está sepultado. Assim se constroem relações humanas dignas, em que os pequenos sejam respeitados e lhes seja devolvido o direito de ser sujeitos da própria história. Parabéns Nilcea e que o seu exemplo possa despertar em todos nós o amor de quem respeita o próximo. Também merece os cumprimentos o servidor Antonio Marcos Baptista, Oficial de Administração, do Cemitério Municipal do Quiririm, que mantém a ordem e limpeza e atende com presteza os munícipes que visitam ou precisam de um serviço no local. UM ALERTA AO PREFEITO: o Cemitério Municipal de Quiririm não possui mais vagas para sepultamento e o Distrito necessita URGENTE de um novo local para sepultar os moradores da região. URGENTE.

PREFEITURA RENEGOCIA DÍVIDAS DE IPTU E ISS



A prefeitura de Taubaté estará renegociando as dívidas de IPTU e ISS que venceram até 31 de dezembro de 2010, porém o devedor deverá estar em dia com as dívidas de 2011.
O Projeto propõe:
- 100% de anistia de multas e juros para quem quitar 100% das dividas em pagamento único;
- 90% de anistia de juros e multas para quem quitar em até 12 meses;
- 85% de anistia de juros e multas para quem quitar em até 24 meses;
- 80 % de anistia de juros e multas para quem quitar em até 36 meses.
Para adesão ao programa, o contribuinte deverá protocolizar o pedido, juntamente com as cópias do RG e do CPF, se pessoa física e CNPJ, se pessoa jurídica. O acordo deverá ser firmado até 22/12/2011.