Menu

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

DIGÃO PEDE RETIRADA DE MUDAS DE ÁRVORES DE CANTEIROS CENTRAIS PARA REPLANTÁ-LAS EM OUTROS LOCAIS

 

O plantio de árvores nos canteiros centrais das avenidas e rodovias, prejudica a eficiência e qualidade da iluminação pública, interfere na distribuição de energia elétrica, gera perigo de acidentes com automóveis, pois os galhos das árvores invadem a via de rolamento, além de causar rachaduras nas guias que delimitam as vias. Em Taubaté existem várias avenidas que possuem canteiros centrais com postes que distribuem energia elétrica e possuem braços de iluminação pública. As árvores são plantadas pelo poder público e também por moradores sob a rede de distribuição de energia elétrica sem critério algum. Para que a segurança dos munícipes não seja prejudicada pela má qualidade da iluminação pública em decorrência das “sombras” provocadas pelas folhas e galhos das árvores, pelo perigo que os galhos de árvores que invadem as vias de rolamento possam causar aos motoristas e pedestres, pelo perigo de uma queda de árvore plantada no canteiro central (pouco espaço para se firmarem), pelas rachaduras em guias e massa asfáltica causada pelas árvores devido ao pequeno espaço que dispõem para se firmarem na terra, é que o vereador Digão solicita ao prefeito Ortiz Junior estudos no sentido de se retirar as mudas plantadas nos canteiros centrais das avenidas de Taubaté e plantá-las em outros locais como praças, parques e áreas desmatadas.

DIGÃO PEDE MUDAS DE PAU-BRASIL NAS ESCOLAS DE TAUBATÉ


Pau-brasil na Praça Santa Terezinha
O vereador Digão solicitou ao prefeito Ortiz Junior que faça gestão junto às Secretarias competentes no sentido de se plantar pelo menos uma muda de Pau-brasil em todas as Escolas e Creches Municipais de Taubaté, visando que nossas crianças e jovens conheçam a árvore que deu origem ao nome de nosso país.
Poucos brasileiros já tiveram o privilégio de ver uma árvore de pau-brasil e muitas crianças, jovens e até mesmo adultos de nossa cidade não conhecem e nunca viram uma árvore desta espécie que tem um grande valor na história de Brasil. O pau-brasil é a árvore símbolo nacional e precisamos preservá-la e comemorar o seu dia em todas as escolas e creches municipais. Fica também uma dica para as escolas particulares de nossa cidade. Em Taubaté existe algumas árvores de pau-brasil na Praça Santa Terezinha.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

ILUMINAÇÃO PÚBLICA COM ENERGIA SOLAR, PEDE DIGÃO

 
A cidade de Tremembé já adotou esse sistema. Basta acessar a Avenida Luiz Gonzaga das Neves que liga Taubaté a Tremembé (Estrada Nova) para percebermos a instalação desse novo sistema totalmente ecológico e econômico para o município.
 A cidade de Taubaté precisa adotar esse sistema nas principais avenidas, praças e parques do município. A iluminação pública representa cerca de 65% dos gastos com energia elétrica de um município e, considerando que a tarifa da energia elétrica brasileira é das mais caras do mundo, este custo não  costuma ser nada desprezível. Existe uma tendência internacional de se buscar maneiras inteligentes de se preservar o meio ambiente, ao mesmo tempo em que se procura reduzir o consumo de recursos naturais, assim como recursos financeiros importantes, e neste contexto se insere a eficiência energética, a qual visa manter os níveis de atendimento de conforto, iluminação e funcionamento de equipamentos eletroeletrônicos, com menor consumo de energia elétrica ou através da autogeração da própria energia.
Uma solução completamente inovadora  e de alto potencial de aplicação é o uso de equipamentos de iluminação com lâmpadas LED, acopladas a painéis solares fotovoltaicos, os quais captam energia do sol e a transformam em energia elétrica, a qual é armazenada em baterias, tornando a solução completamente autônoma e levre da alimentação de energia da rede de distribuição. Pelo fato de ser independente da rede de distribuição, a solução não consome energia elétrica, ou seja, a lâmpada LED, mais eficiente e que consome menos energia é alimentada pela bateia a qual foi recarregada durante o dia pela energia do sol captada pelos painéis fotovoltaicos. A redução de gastos com energia elétrica é bastante considerável e o investimento feito nos equipamentos se paga rapidamente pela substituição da conta de luz pela amortização do financiamento a ser pago no longo prazo. Cada unidade é composta por luminária, painel solar, um conjunto de baterias e um sistema de controle e conversão de energia solar em energia elétrica.

DIGÃO PEDE MELHORIAS NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DA AVENIDA MARROCOS.

 As alterações de trânsito implantadas pela prefeitura municipal requerem mais segurança aos motoristas e pedestres que utilizam a Avenida Marrocos. Nesse sentido, o vereador Digão solicitou ao Gerente do setor de iluminação pública, Engº Ricardo Galvão, a instalação de braços de IP nos dois lados da Avenida Marrocos.

Digão questiona situação de alvará em estabelecimentos de saúde

O vereador Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB) pediu informações ao prefeito sobre alvarás de funcionamento e de Bombeiros nas unidades de saúde do município. No caso de não haver, se existe projeto para regularização desses documentos.
O município possui 36 Pamos (Postos de Atendimento Médico e Odontológico), um Centro de Especialidades Odontológicas, a Casa da Mãe Taubateana, a Policlínica, Laboratório do Povo, dois Prontos Atendimentos 24 horas, a Clínica de Imagem, o Ambulatório Médico de Infectologia, Centro Municipal da 3ª Idade, as unidades do CAPs (Centro de Atendimento Psicossocial), Fonem, Cemte, bem como a sede da Secretaria de Saúde.
“O alvará de funcionamento é uma exigência legal, bem como a aprovação do estabelecimento pelo Corpo de Bombeiros. Além de ser legal, busca garantir a integridade física dos ocupantes do espaço em caso de incêndio”, afirmou o vereador.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Digão quer preservação de museu a céu aberto

O vereador Digão indicou ao prefeito Ortiz Junior que preserve um verdadeiro museu a céu aberto de Taubaté: os cemitérios. Nossa cidade é, em termos históricos, uma das mais ricas do Brasil. Taubaté reúne doze museus. Entre os locais existentes na cidade que contém valor histórico, estão os cemitérios de Taubaté. Nossos cemitérios têm vários túmulos que são verdadeiros monumentos artísticos e arquitetônicos que lembram as maiores famílias e personalidades que fizeram história em nossa cidade. Os cemitérios municipais de Taubaté e Quiririm, do Convento Santa Clara, da Irmandade de São Benedito, são espaços da representação da história em nossa cidade. Uma cidade sem história preservada é como se fosse uma cidade sem passado, não tem marcas registradas quando os caminhos trilhados são apagados. Não se pode entender nada do que existe hoje no presente sem recorrermos ao passado como um processo histórico, onde cada época vai determinando e explicando a etapa seguinte.  Em algumas cidades, o cemitério faz parte do roteiro histórico de visitação turística, nos quais são identificados elementos que demonstram a história social e artística destas regiões através  da estatuária, das obras arquitetônicas, dos epitáfios e dos símbolos encontrados e analisados nos túmulos, valorizando e exaltando a preservação desse imenso patrimônio público, verdadeiro museus ao céu aberto. Essas informações são obtidas através da análise de epitáfios, de fotos tumulares, das simbologias contidas nas obras funerárias e da expressão artística dos monumentos e mausoléus. A presença de corpos de pessoas famosas também faz dos cemitérios locais de visitação turística. É de suma importância preservar jazigos das pessoas que fizeram parte da história da nossa cidade. Muitos desses túmulos encontram-se, hoje, em estado de abandono, deteriorados ou em precárias condições de preservação.
 

ACESSA SÃO PAULO, NO CECAP III, TEM NOVO ENDEREÇO

A unidade do Acessa São Paulo, que fica no bairro do Cecap III, passará a atender o público em novo endereço. A partir de agosto, o munícipes que utilizam os serviços de acesso a i...nternet pelo programa deverão ir a Escola do Trabalho, que fica na rua Firmo Mendes Castilho, 750 - Cecap III. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3622-4345. 
ACESSA SÃO PAULO - É um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, com apoio da Prodesp -Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.
O objetivo do Acessa São Paulo é permitir que cidadãos de todos os níveis socioeconômicos possam acessar as Tecnologias da Informação e Comunicação e fazer uso dos serviço que a rede de internet disponibiliza.  

O Acessa São Paulo do CECAP foi uma conquista do vereador Digão e do Deputado Ricardo Montoro junto ao Governo do Estado.
 


Acessa SP – Unidade Cecap III
Endereço: Rua Firmo Mendes Castilho, 750 - Cecap III
Telefone: 3622 4345
Horário de atendimento: das 08h às 17hVer mais

RESIDENCIAL DOM BOSCO PEDE MAIS SEGURANÇA


Os moradores do Residencial Dom Bosco procuraram o vereador Digão reivindicando mais segurança para o local devido aos inúmeros assaltos praticados até mesmo à luz do dia. Represntantes dos moradores entregaram um abaixo-assinado ao vereador pedindo a autorização da prefeitura para a construção de um muro na viela existente entre as Ruas Waldemar Bonelli e Florêncio Luis Rodrigues, rota de fuga dos assaltantes. Digão vai apresentar a reivindicação ao prefeito e também cobrar da Polícia Militar uma ronda mais constante na região.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

LEI DOS VEREADORES DIGÃO E POLLYANA SERÁ COLOCADA EM PRÁTICA

A Prefeitura de Taubaté abriu licitação para a compra de decibelímetros e calibradores, aparelhos fundamentais para fiscalização da 'Lei do Silêncio' aprovada pela Câmara no ano passado.
Por meio de nota, a prefeitura afirmou que compra dos decibelímetros e calibradores acústicos tem finalidade de atender demanda dos policiais militares que durante a Atividade Delegada fiscalizam barulho nos casos de denúncias de perturbação de sossego.
Os aparelhos também poderão atender outros setores da prefeitura, como o Departamento de Trânsito e a Fiscalização de Postura.
          Fiscalização.
De acordo com a 'Lei do Silêncio', o limite do som dentro de carros é 80 de decibéis --com a medição sendo feita a sete metros de distância do veículo. Quem infringir a lei está sujeito a multa de R$ 127,69. Em maio último, o vereador Rodrigo Luís Silva (PSDB), o 'Digão', apresentou outro projeto referente à fiscalização de perturbação de sossego. Ele propôs que bares e restaurantes da cidade passem a ter um isolamento acústico, evitando incomodar moradores