Menu

terça-feira, 29 de abril de 2014

DIGÃO QUER PROMOVER A SAÚDE EM TAUBATÉ ATRAVÉS DO PROGRAMA AGITA TAUBATÉ

O vereador Rodrigo Luis Silva "Digão" apresentou uma indicação ao prefeito Ortiz para que implante em Taubaté o "Programa Agita Taubaté" com o objetivo de estimular a participação dos munícipes em atividades físicas como a caminhada e assim diminuir o sedentarismo que propicia o parecimento de doenças. A prática de atividades físicas diminui a fila nos postos de saúde e prontos-socorros, segundo estudos publicados em revistas de ciências médicas.
A prevenção e promoção da saúde através da prática de atividade física melhora a qualidade de vida e reduz a vulnerabilidade e riscos contra as doenças. Isso, com certeza, diminui a alta demanda de atendimentos em postos médicos e prontos-socorros dos municípios e eleva a aceitação e credibilidade do governo.
Estudos evidenciam uma relação positiva entre a atividade física e a diminuição do aparecimento de doenças e da mortalidade. Ao contrário, o sedentarismo é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas.
Precisamos promover a saúde dos taubateanos através de atividades físicas simples, mas eficientes, com o objetivo de prevenir doenças físicas e psicológicas, diminuindo a demanda no atendimento público municipal e aumentando a qualidade dos atendimentos aos pacientes que realmente precisam de uma consulta médica. É uma solução barata, prática e de resultados. Atividades físicas para a população com acompanhamento de profissionais de Educação Física da Secretaria de Esportes, médicos da Secretaria da Saúde contratados pela municipalidade ou através de parcerias com o setor privados ou ONGs podem servir como estímulo para que os moradores de Taubaté despertem o interesse pelas caminhadas nas praças ou ruas.
É possível também um acompanhamento dos participantes através de dados coletados antes do início das atividades com informações sobre peso, doenças crônicas, depressão, etc. e que poderão servir como parâmetros positivos para justificar a realização desse programa em Taubaté, diariamente.


A alta demanda de atendimento nos postos médicos e pronto-socorro podem diminuir com a realização de atividades físicas diárias que, através da prevenção, reduz o risco de doenças, eleva a alta estima e proporciona um atendimento de qualidade aos pacientes que realmente necessitam de um procedimento médico de urgência