Menu

quinta-feira, 7 de julho de 2011

TAUBATÉ ESTÁ PERDENDO A REDE DE REABILITAÇÃO LUCY MONTORO



O Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Saúde e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, criou a Rede de Reabilitação Lucy Montoro para atender pessoas com deficiência física ou doenças potencialmente incapacitantes. O Instituto de Reabilitação “Lucy Montoro” foi projetado para ser um centro de excelência em tratamento, ensino e pesquisa em Reabilitação.
Taubaté está contemplada pelo Governo Estadual a receber o Instituto de Reabilitação, para atender não só os munícipes de nossa cidade, como mais 10 cidades da região. Tudo pago pelo governo, ou seja, materiais, equipamentos, mão de obra especializada (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, etc).
Mas, por falta de vontade da Prefeitura de Taubaté e da Universidade de Taubaté, na pessoa do Sr. Isnard de Albuquerque Câmara Neto, que afirmou em reunião na Câmara Municipal que não há interesse em ceder um prédio para abrigar o Instituto de Reabilitação, pois não há contrapartida por parte do governo, infelizmente o povo está perdendo esse grande benefício.
Se o governo está doando todo material, equipamentos, mão de obra, bancando os custos, oferecendo estágio para os estudantes da UNITAU e não há contrapartida, nós devemos estar falando outra língua e morando em outro país.
O ex-deputado Ricardo Montoro fez todas as tratativas com a Dra. Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e contemplou Taubaté como uma das cidades a receber um dos institutos da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. Pelo jeito, de nada valeu. Mas eu não vou desistir, pelo contrário, vou continuar lutando para que a população de Taubaté e de toda a região, principalmente as pessoas com deficiência física ou potencialmente incapacitantes, possam utilizar desses benefícios para melhorar a qualidade de vida e assim, garantir o acesso a todos os bens, produtos e serviços existentes na sociedade.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

MAIS DE 50% DO 2º MANDATO, 0% DAS PROMESSAS DE CAMPANHA


Metade do ano já passou, o que nos convida a fazer reflexões sobre o que foi realizado e o que resta realizar pela atual administração que governa Taubaté. Se analisarmos as promessas da campanha eleitoral de 2008 do atual prefeito, verificaremos que nada foi cumprido.
Será que se perderam os interesses de realizar obras e conquistar mais qualidade de vida para os munícipes taubateanos? Será que a capacidade de gerenciar o dinheiro público, administrar os rumos da cidade, planejar obras e investir em segurança, saúde, educação, transporte público, emprego, etc., está indo por água a baixo devido as denúncias de irregularidades do executivo, que surgem diariamente em Taubaté?
Do ponto de vista político, planejar realmente requer um grande esforço e muita boa vontade. Do ponto de vista financeiro, planejar realmente requer honestidade e responsabilidade com o dinheiro público.
Apesar da ótima arrecadação, quais investimentos foram realizados em Taubaté? O dinheiro serviu apenas para pagar funcionários e empreiteiras que na maioria das vezes abandonaram as obras (superfaturadas, diga-se de passagem) e não terminaram os serviços (Praça Santa Terezinha, Escola Marlene Miranda, Pronto Socorro Municipal, etc).
Se nada foi realizado até agora, o que esperamos que seja realizado até o final do ano de 2011 ou até o final do mandato do atual prefeito de Taubaté? Essas constatações não têm valor político, mas mostram a realidade do município e caso algo contrário aconteça, seremos surpreendidos, pois aprendemos a conviver tanto com o excesso de promessas não cumpridas como também com a hipocrisia de traçar planos sem comprometimento.
Uma pena, devemos reagir brigando por nossos direitos e educando para escolher melhor os nossos administradores.
Vale lembrar que, apesar de mais da metade do 2º mandato do atual prefeito de Taubaté, o ano ainda não está perdido, porém exige esforço concentrado para terminar como gostaríamos. É preciso refletir sobre a qualidade dos investimentos, as dívidas acumuladas e as prioridades dos orçamentos. Se as contas estão desequilibradas, faça-se um aperto nos cintos por alguns meses. Quem sabe, terminando o ano com as contas equilibradas, fica mais fácil administrar a cidade e cumprir as promessas de campanha.

PROMESSAS DA CAMPANHA DE 2008 DO ATUAL PREFEITO:
- AME, SAMU, Cartão SIM, 4 SEDES, transposição da linha férrea, construção novo Pronto Socorro Infantil, etc.