Menu

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO FICOU NA SAUDADE




Até pouco tempo atrás, a euforia tomava conta dos alunos de escolas públicas e privadas de nossa cidade no desfile de 7 de setembro, uma das maiores representações de amor a pátria. Envolvidos, milhares de pessoas, moradores do centro aos mais distantes bairros da cidade, vinham para prestigiar e aplaudir veementemente a beleza irradiante dos jovens que participavam do desfile.
O que era para ser uma das datas mais importantes não só de Taubaté, mas de todo o povo brasileiro, com o tempo foi perdendo sua representatividade e hoje, o dia 7 de setembro é visto pela maioria da população como mais um feriado no calendário escolar ou de trabalho. Em outras palavras: um dia de folga.
Neste 7 de setembro de 2011, o desfile em Taubaté teve início as 8h00min e terminou as 9h15min, com poucas atrações, decepcionando muitas pessoas presentes na Avenida do Povo. Muitos pais ainda estavam chegando ao local do desfile com seus filhos e infelizmente não
viram nada.
As pessoas e o poder público, não estão dando importância a certas datas comemorativas. Por que as escolas não continuam a organizar aqueles lindos desfiles que despertavam milhares de olhares nas avenidas principais da cidade?
O desfile das Forças Armadas, as escolas estaduais e municipais, as bandas e fanfarras, várias entidades e grupos voluntários, cavaleiros, faixas e cartazes lembrando a importância da Independência do Brasil, autoridades, crianças com bandeirinhas da cidade, do estado e do país, cata-ventos, bexigas, enfim, o verde-amarelo predominando sobre outras cores.
Cabe a nós, taubateanos, devolver a cultura e tradição do nosso povo.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

PARTICIPE DO DEBATE SOBRE O ORÇAMENTO ESTADUAL. É BOM PARA TAUBATÉ, É BOM PARA VOCÊ


Dia 12 de setembro, segunda-feira, a partir das 10h00min, acontece na Câmara Municipal de Taubaté uma audiência pública para debater o Orçamento Estadual para 2012. É o orçamento que determina os recursos e investimentos que virão para Taubaté. Todo cidadão pode participar das audiências públicas e apresentar sugestões que serão analisadas por uma equipe técnica. As sugestões que a população apresenta podem ajudar muito o governo a decidir onde o dinheiro pode ser investido, mas é bom lembrar que essas sugestões deverão ser incluídas na Lei de Orçamento, apresentadas pelos Deputados Estaduais.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro pode auxiliar o tratamento de pessoas com deficiência, juntamente com o CEMTE


O Ministério Público determinou, através de Ação Civil Pública, que a Prefeitura demitisse funcionários temporários que trabalhavam no CEMTE – Centro Educacional Municipal Terapêutico Especializado. A medida prejudicou o atendimento dos alunos que fazem tratamento no prédio do CEMTE, deixando os pais e responsáveis apreensivos e preocupados.
O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, havia contemplado a cidade de Taubaté com a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, onde estava previsto a contratação de uma equipe completa de profissionais, composta por médicos, fisiatras, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros, professores de educação física e nutricionistas especializados em reabilitação. Em parceria com a UNITAU, que doaria o prédio, alguns investimentos seriam feitos para a melhoria e adaptação do local, como pequenas reformas, pinturas e adequação do espaço para receber os equipamentos de ponta e tornar o espaço uma referência para o atendimento das maiores complexidades na área de reabilitação.
A Rede de Reabilitação Lucy Montoro traz os mesmos benefícios que o CEMTE e sem custo algum para o município, pois o Estado é responsável pelo projeto.
Mas, por falta de vontade da Prefeitura de Taubaté e da Universidade de Taubaté, na pessoa do Sr. Isnard de Albuquerque Câmara Neto, que afirmou em reunião na Câmara Municipal que não há interesse em ceder um prédio para abrigar o Instituto de Reabilitação, pois não há contrapartida por parte do governo, infelizmente o povo está perdendo esse grande benefício.
Se o governo está doando todo material, equipamentos, mão de obra, bancando os custos, oferecendo estágio para os estudantes da UNITAU e não há contrapartida, nós devemos estar falando outra língua ou morando em outro país.