Menu

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

TRÂNSITO DE TAUBATÉ É UM DOS MAIS VIOLENTOS DO BRASIL


Culturalmente, no Brasil, o acidente de trânsito é considerado como uma fatalidade, um acontecimento fortuito e não previsto. Em tese, as pessoas não saem às ruas para matar ou ferir pessoas com seus veículos. Embora não pratiquem a violência de forma deliberada, incorrem em ato violento
por imprudência, imperícia ou negligência. A cidade de Taubaté já ultrapassou o número de 3.000 acidentes de trânsito em 2011. Muitos acidentes foram fatais, como no caso da menina Lana Beatriz Barbosa de Carvalho, de seis anos (foto), que foi atropelada no dia 26 de novembro por um motociclista na Avenida Marrocos – Independência e infelizmente veio a falecer. Faltam sinalizações horizontais e verticais em quase todas as ruas de Taubaté, as faixas de pedestres estão apagadas, motoristas não respeitam a velocidade máxima permitida nas vias, muitas calçadas estão intransitáveis para os pedestres que necessitam sair na rua para caminhar, tocos de árvore nas calçadas, materiais de construção, entulhos. É preciso ser mais rigoroso com as irregularidades, fiscalizar, advertir e penalizar os irresponsáveis. Quando serão instaladas as câmaras, lombadas ou radares eletrônicos? Quando as vias serão melhor sinalizadas e os motoristas irão respeitar as Leis de Trânsito? Quando haverá uma campanha de conscientização das regras de trânsito para motoristas e pedestres? O vereador DIGÃO está questionando o prefeito através de requerimento.

O trânsito seguro é um direito do cidadão. Lute por ele.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

DIGÃO QUESTIONA PEIXOTO SOBRE MELHORIA NO TRANSPORTE PÚBLICO


A tarifa do transporte coletivo na cidade de Taubaté foi reajustada para o valor de R$ 2,80 (dois reais e oitenta centavos) em 5 de novembro passado. Segundo o Secretário de Governo e Relações Institucionais da Prefeitura de Taubaté, Sr. Adair Loredo, durante entrevista coletiva concedida dia 24 de outubro, até o final do 1º trimestre de 2012 haverá novas melhorias no serviço de transportes públicos, tais como: sistema de integração, Cartão Rápido Cidadão. Afirmou também que será criada uma comissão público-privada para definir políticas públicas de qualidade para o transporte público de Taubaté, a exemplo da cidade de Curitiba PR.
No dia 20 de novembro de 2011, o jornal BOM DIA, na página 7, coluna SUA OPINIÃO (Entrevista do Leitor), a ABC respondendo questionamento de uma leitora sobre o aumento de linhas e mais horários, disse que “Esse é um assunto que a ABC e a prefeitura já começaram a discutir. Há a possibilidade, mas vai ficar para o ano que vem”.
No horário de pico, os ônibus que transportam passageiros estão lotados, há constantes atrasos, diminuição de linhas em semanas que há feriados. falta de coberturas em pontos de espera.
Em vista disso, DIGÃO apresentou requerimento ao prefeito com os seguintes questionamentos:

• Será implantado o sistema de integração e o Cartão Rápido Cidadão até o final do 1º trimestre de 2012, segundo afirmou o Secretário de Governo, Sr. Adair Loredo?
• Quando será criada a comissão público –privada para definir políticas públicas de qualidade para o transporte público de Taubaté?
• Os pontos de espera receberão coberturas?
• Os fiscais da prefeitura têm conhecimento sobre a diminuição de linhas de ônibus em semanas que há feriado?

É preciso mais rigor e fiscalização do transporte público municipal. O taubateano paga uma das maiores tarifas do Brasil para se locomover dentro da cidade.