Menu

terça-feira, 19 de março de 2013

DIGÃO É O NOVO PRESIDENTE DO PSDB DE TAUBATÉ


 
O PSDB de Taubaté realizou sua convenção municipal no último domingo, dia 17 de março, na qual foi eleita a nova direção do partido na cidade, presidida pelo vereador Digão, que está exercendo seu segundo mandato na Câmara da cidade. A vice-presidência ficou com o prefeito Ortiz Junior, que enalteceu o trabalho do vereador Digão na Câmara Municipal de Taubaté, sempre defendendo os direitos da população e denunciando as irregularidades. Digão disse que pretende dar um novo fôlego ao partido, multiplicar o número de filiados, ressuscitar a ala jovem do partido e agir com total transparência em suas decisões. Como líder de bancada do partido o representante será o vereador Diego Fonseca, vereador mais jovem eleito neste mandato. Os líderes do partido reforçaram aos demais a importância de mobilização também para as próximas eleições a governador e o apoio que será dado a Geraldo Alckmin pelo diretório de Taubaté.

Digão quer distribuição de kit de higiene bucal pelo município

O vereador Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB) cobrou da Prefeitura de Taubaté o cumprimento da Lei Municipal n° 4.709 de 2012, que foi proposta por ele e obriga a Prefeitura a distribuir kits de higiene bucal na Farmácia Municipal. O kit deve ser composto por uma escova de dente, um fio dental e um creme dental com flúor.
A lei também determina que as Secretarias de Saúde e de Educação devem realizar campanhas de conscientização sobre saúde e higiene bucal e autoriza a celebração de convênios para aquisição dos kits com órgãos municipais, estaduais e federais, autarquias, empresas públicas, fundações e associações sem fins lucrativos.
Em vigor desde 25 de setembro, a lei traria grande benefício para a população, segundo o vereador, “em especial à parcela mais carente, que muitas vezes não dispõe de condições financeiras para aquisição desse kit fundamental para a saúde bucal”.

DIGÃO INDICA AO PREFEITO QUE SE CRIE UM CANAL DE COMUNICAÇÃO INTERNA DENTRO DA PREFEITURA MUNICIPAL


O vereador Rodrigo Luis Silva DIGÃO protocolou uma indicação solicitando ao prefeito Bernardo Ortiz Junior que se estude junto aos órgãos competentes a criação de um canal de comunicação interna entre os servidores públicos municipais. Para o vereador DIGÃO, a profissionalização da comunicação interna tem sido notória, sobretudo, nas empresas privadas, inclusive com criação de departamentos e equipes específicas para atender os funcionários da empresa, ou seja, para quem a comunicação interna é dirigida.
Se por um lado, as corporações privadas mostram avanços no segmento, o setor público ainda carece da melhor utilização das práticas de comunicação interna. O Poder Público, embora se assemelhe às instituições privadas no que diz respeito ao desenvolvimento de suas funções, sobretudo, na prestação de serviços em vários segmentos e nas áreas administrativa e financeira, ainda não descobriu a comunicação interna como instrumento de interação entre corpo diretivo e servidores. Devido à pequena dimensão de distância entre os órgãos da prefeitura, é comum os servidores se deslocarem para exercerem seu ofício, deslocamento esse que poderia não mais ocorrer, caso houvesse um meio de se interagir com mais eficiência e rapidez.
O indivíduo, antes de ser um empregado, é um ser humano, um cidadão que merece ser respeitado. A comunicação interna deve contribuir para o exercício da cidadania e para a valorização do homem. Quantos valores poderão ser acentuados e descobertos mediante um programa comunicacional participativo! Se considerarmos que o servidor público municipal passa a maior arte de seu dia dentro dos órgãos em que prestam serviços, os motivos são muitos para que o ambiente de trabalho seja o mais agradável possível. E um serviço de comunicação tem muito a ver com a integração entre os diferentes setores. Do ponto de vista da organização, os investimentos a serem feitos são vantajosos e relevantes. O público interno é um público multiplicador. A comunicação interna permitirá que os colaboradores sejam bem informados e a organização antecipe respostas para suas necessidades e expectativas. Isso ajudará a mediar os conflitos e a buscar soluções preventivas. É muito difícil tornar uma a Prefeitura Municipal de Taubaté eficiente e competitiva com uma comunicação interna precária.  
Como regra geral, os governos em todos os níveis ainda estão engatinhando no processo de comunicação com seus servidores. Os desafios costumam ser maiores do que na iniciativa privada. É fácil entender por quê. Uma prefeitura, por exemplo, atua em vários setores, como educação, saúde, limpeza urbana. Como fazer para que um funcionário da saúde saiba de iniciativas tomadas na educação, ou que um servidor da área de trânsito tome conhecimento de um novo investimento feito na limpeza urbana? Contar apenas com a publicação espontânea da imprensa ou com anúncios publicados nos jornais e tevês, certamente, não será suficiente A comunicação interna ainda é utilizada timidamente pelas Prefeituras. Muitas delas editam boletim oficial, mas não tem o servidor como público-alvo e sim a população de modo geral, embora o servidor faça parte dela. A Prefeitura Municipal é uma das maiores empregadoras da cidade e  as informações que chegam até os ouvidos dos servidores precisam partir de cima para baixo, sem que hajam ruídos de comunicação.
A comunicação interna é fundamental para melhorar a interação do funcionário público com o seu cliente que é o munícipe. Funcionários bem informados sobre as ações do governo e o funcionamento da máquina administrativa trabalham com mais agilidade e eficiência, pois não se limitam apenas às atribuições do cargo que ocupam. Podem, pelo menos, dar o encaminhamento mais adequado ao público e promover a imagem positiva da organização. Se essas pessoas forem bem informadas, a instituição vai contar com um poderoso contingente que, mesmo involuntariamente, poderá defendê-la, ou ajudar a divulgar seus feitos. Se, ao contrário, essas pessoas não forem bem informadas sobre as atividades da instituição, é boa parte do caminho andado para circularem notícias negativas, deturpadas ou  incompletas.
É fundamental que, além da estrutura adequada de trabalho, o funcionário esteja bem informado sobre todas as áreas da administração municipal, conheça o funcionamento de um órgão público, as normas internas, as leis, as prioridades do governo e até mesmo as questões políticas. E quando a comunicação é interativa, não apenas descendente (dos superiores para os subordinados) os resultados são mais positivos.