Menu

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

DIGÃO QUER ESTIMULAR ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.

O vereador Digão protocolou uma indicação ao prefeito municipal Ortiz Junior, para que se implante em Taubaté um programa em que seja traçado o perfil  nutricional dos alunos da rede municipal de ensino com o objetivo de estimular a alimentação saudável.
O Governo Estadual já implantou este programa, onde profissionais de educação física, nutricionistas e educadores começaram a pesar, medir a altura e a circunferência abdominal das crianças da rede estadual de ensino. O projeto está em fase de teste e deve ser aplicado no estado inteiro. Os pais receberão um termo de consentimento para que eles saibam como está a saúde dos filhos. Educadores são treinados e capacitados para atuar como multiplicadores de atividades que promovam hábitos saudáveis e que previnam doenças como diabetes, pressão alta e colesterol desregulado. Realizadas as avaliações, serão computados os dados de sobrepeso e obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada. Após mapear os indicadores, serão feitas orientações individualizadas sobre os hábitos que favorecem a saúde. Seis meses depois, a avaliação é repetida e, com os dados comparativos, a Secretaria da Educação em parceria com a Secretaria da Saúde, parceira no projeto, direcionam novas ações do programa e atestar se houve melhora dos índices. O resultado também permitirá conhecer o percentual de fatores de risco detectados nas crianças e nos adolescentes. Conforme as necessidades avaliadas no perfil, deve-se aprimorar, se necessário, o cardápio da merenda escolar e intensificadas atividades de educação física. Alunos com sobrepeso e obesos devem ser encaminhados para médicos especialistas e os pais serão orientados sobre como proceder para ajudar as crianças.

"MORADORES DO BARREIRO PRECISAM SER OUVIDOS SOBRE A EXPANSÃO URBANA SUL", DISSE DIGÃO NA RÁDIO METROPOLITANA.

O vereador Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB) falou, nesta quarta-feira, 18/9/13,  a respeito de audiência realizada em um bairro da zona rural e também sobre os comentários feitos por Silvio Sanzone no programa anterior, na Rádio Metropolitana.
“Participei de uma audiência pública. Estou até chateado pela colocação feita ontem em seu programa, no meu entendimento foi uma colocação totalmente equivocada a meu respeito. Você não pode falar que a burrice atrapalha o bom senso se você não tem um projeto na Câmara Municipal para ser discutido. O projeto vai ser lido na sessão de hoje à tarde e o que eu falei lá na audiência se mantém. Nós temos que discutir qualquer projeto que vá para a Câmara Municipal. Nós temos que ter a seriedade do trabalho da Câmara.”
“Quando você fala da questão de ter que estudar um projeto, se isso for problema, eu não sei o que estou fazendo na Câmara Municipal. Quando você quer analisar um projeto, discutir com a administração, discutir com a população sobre aquele projeto e você é tachado de oportunista, ontem foi colocado que eu estava querendo palanque, estava fazendo politicagem em cima de um projeto que não existe. Que ainda vai ser lido hoje”, explicou o vereador.
            Digão opinou sobre o assunto discutido na reunião, a expansão do município. “Hoje a população que mora na região do barreiro, principalmente o pessoal que passou pela expansão urbana sul, a primeira expansão urbana que aconteceu no município de Taubaté, hoje a população é a maior prejudicada. Não teve um benefício por parte da população. De 2011 até hoje sem nenhum tipo de benefício. Toda aquela região só tem problema hoje em dia. Não tem nem acessos viários nesses bairros.”
            De acordo com o vereador, a situação de expansão feita por condomínios tem a mesma importância que a situação do barreiro. “Você não vai aumentar uma área específica pra fazer um condomínio. Você vai aumentar toda uma região com divisa com Pindamonhangaba. E inclusive a região do Barreiro também vai ser expandida, porque a expansão urbana sul é um avanço em cima da expansão urbana sul que aconteceu em 2011. Nós temos que ter responsabilidade na aprovação do projeto.”
            Digão ressaltou a preocupação com os moradores. “Eu estou preocupado com o pessoal que já reside lá e as condições de lá são precárias. Condições urbanas, viárias, não tem o transporte público adequado, não tem infraestrutura de água e esgoto, enfim. Temos que discutir isso.”
“A responsabilidade nossa em ser parlamentar e representar a população é de saber tudo e fazer valer tudo dentro de um projeto. O que nós estamos fazendo é assinar um cheque em branco para uma expansão urbana achando que esses projetos podem vir para Taubaté. E se não vierem? A solução pra isso é simples. Apresentar um projeto definido, conversar com a população, dar ouvidos e esgotar todas as dúvidas da população. Nós temos que fazer isso.”
O apresentador Silvio disse que não pode ser muito medroso nem criar muitas dificuldades para que aconteçam essas expansões. O vereador Digão explicou: “Eu sou a favor de todo crescimento desde que seja feito com responsabilidade. Eu concordo. Agora, o que eu quero ter e sempre vou ter é seriedade no meu trabalho. A questão do planejamento da cidade a gente torce pra que seja um planejamento que possa beneficiar a todos.”