Menu

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

PSIU no combate à poluição sonora em Taubaté


O vereador Digão protocolou Projeto de Lei Complementar que visa combater a poluição sonora na cidade de Taubaté, assim como o Programa de Silêncio Urbano (PSIU) da Prefeitura de São Paulo e  que tem o objetivo de tornar mais pacífica a convivência entre esses locais e os moradores da vizinhança. Fatos que acontecem com alguma frequência é uma medição apontar que o estabelecimento vistoriado está com o ruído abaixo do permitido, mas o denunciante continuar reclamando do ruído. Neste caso, o som pode estar vazando por alguma porta ou janela lateral ou de fundo. Para resolver problemas assim, é preciso que o fiscal da prefeitura entre em contato com o denunciante e peça autorização para realizar a medição da casa do denunciante. A frequência audível de ruídos e sons no período noturno é proporcionalmente maior quando se diminui à frequência emitida no período diurno.  Imperativo é a recomendação da Organização Mundial da Saúde – OMS – que limita 50 decibéis em áreas residenciais durante o dia. A pratica dessa recomendação devem incidir em regulamentações para frenar abusos, alguns excessivos, por fragmentos da população desrespeitosos à ordem pública. Não é raro que sons e barulhos produzidos pela atividade humana, em bares e restaurantes taubateanos, venham extrapolar o limite permitido àquela região ou zona, causando transtornos à comunidade local. Sofrendo esse desconforto a comunidade tende reclamar aos órgãos fiscalizadores que infelizmente ficam à deriva de vistoria contundente no momento das denúncias. Visando preencher esse “vazio” entre denúncia e vistoria, este projeto complementar visa regulamentar o “permissível” som e barulho em zonas do Município. Com efeito, as regras contidas no corpo deste projeto de comando normativo determinam limites para que se possam coabitar, satisfatoriamente, população e diversão pública.

34 comentários:

  1. Caro Vereador, boa noite

    Gostaria de saber se a lei em questão já está em vigor. Tenho tido muitos problemas com relação a um estabelecimento comercial localizado próximo ao colégio Progessão. Tenho filha pequena e está impossível fazê-la dormir por conta do alto som gerado pela casa. Se puder me ajudar, eu agradeço

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Cara munícipe, obrigado pelo contato e manifestação. O projeto foi apresentado e aguarda a votação no Plenário da Câmara Municipal de Taubaté. Espero que o Projeto de Lei seja aprovado pelos demais vereadores. Um abraço. Digão

    ResponderExcluir
  3. Também gostaria que fosse aprovado logo porque é impossível dormir quando o Chick na Roça esta em funcionamento. Quando você escolhe morar em uma área rural é porque quer paz e sossego, aí vem um estabelecimento desses e muda tudo. Fora o trânsito de pessoas mal intencionadas que passaram a frequentar o Bairro, para assaltar os frequentadores do tal bar na saída e por consequência colocando os moradores em perigo também.
    Se ser chique é ser mau educado o nome do estabelecimento esta certíssimo!!!

    ResponderExcluir
  4. Moro no bairro do Barreiro, poluição sonora é um singelo termo para apologia ao trafico e a tudo de podre que infecta o ambiente durante essas baladas funk. Vereador o que está se esperando para que esse tipo de conduta seja penalizada com multa, em nosso município?

    ResponderExcluir
  5. POR FAVOR ALGUEM TEM QUE TOMAR UMA PROVIDENCIA DESTES BARES QUE NÃO ABIXAM O VOLUMES DAS MUSICAS TOCADAS UM DESTES BARES E NO BAIRRO SANTA TEREZA R ANTONIO SILVA LOBO ALTURA N- 200 PROXIMO AO BAMBUZIIRO

    ResponderExcluir
  6. Vereador Digão, boa tarde!
    Gostaria de saber se essa lei já entrou em vigor.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Cara Meliza, bom dia. Acesse o site da CMT: Legislação - Leis complementares - 2012 - lei complementar 291/2012.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde vereador. Li sobre a lei citada acima e acredito que a mesma aplica-se apenas a veículos...gostaria de saber se aqui em Taubaté há alguma lei que proíba som alto em academias de ginástica que não possuam isolamento acústico e situam-se em área residencial. Obrigada.

      Excluir
  9. Bom Dia Vereador,
    Venho através desde pedir sua ajuda pois não sei como proceder... Moro em frente a uma igreja evangélica no Bonfim, e a mesma, "acredito eu,'' não possui nenhum isolamento acústico, o barulho chega a ser ensurdecedor! E pra piorar minha situação, agora esta abrindo de seg. a seg.
    O que mais me incomoda é que sábado. e domingo as 7:30hrs da manhã as crianças ficam brincando e gritando em frente a minha casa sem nenhum adulto por perto, e assim q entram ligam os alto falantes e instrumentos musicas no volume máximo para ensaiar.
    Meu marido trabalha em fabrica no 3º turno, sega sábado de manhã e não consegue dormir... O barulho só acaba 12:00hrs e novamente começa as 18:00hrs
    Ja tendei falar com eles diversas vezes, na hora ele até diminuem o volume por um tempo, mas logo em seguida ficam entusiasmados e novamente colocam o volume no máximo, não consigo nem assistir televisão em minha própria casa.
    Queria saber se teria como mandar alguém fazer uma fiscalização nessa igreja, que alguém pudesse medir os decibéis que essa igreja esta gerando, pois chega até a tremer os vidros de minhas janelas nos cultos de domingo.
    Por favor, estou desesperada.

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Boa tarde Vereador Digão,
      A igreja evangélica q lhe falei fica na rua Maria Leitão de Borba, aqui no Bonfim.
      É uma das ultimas ruas do Bonfim, perto da sorveteria Cremona.

      Excluir
  11. Boa tarde vereador Digão. Moro em Taubaté e conto com sua ajuda para solucionar um problema de poluição sonora já que temos a lei complementar 291/2012 que nos ampara.
    Desde que se instalou ao lado da casa da minha mãe uma academia de ginástica não temos mais paz pois a mesma não possui isolamento acústico, o som é potente e altíssimo, as instrutoras gritam no microfone e mandam as alunas gritar...minha mãe já tem quase oitenta anos, tenho um irmão que teve isquemia cerebral...sabemos que esses ruídos são prejudiciais à saúde...tentamos conversar com a dona da academia mais ela nos ofendeu não respeitando nem minha mãe que é idosa, reside aqui a mais de trinta anos e agora só pode ir dormir depois das vinte e duas horas... Nossa intenção não é prejudicar ninguém na verdade nós é que estamos sendo prejudicados...tenho medo de protocolar um pedido de fiscalização na prefeitura e ser ameaçada pelos donos da academia pois eles podem pedir para ver o processo que seria em meu nome...meus vizinhos temem o mesmo.
    A academia localiza-se na Avenida São Pedro, 1020 - Alto São Pedro. Ficaríamos muito gratos pela ajuda.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite vereador
    A academia citada acima continua com os barulhos estrondosos não respeitando os direitos da vizinhança, além de não ter isolamento acústico as janelas ficam abertas...não parece academia de ginástica e sim uma danceteria...lembrando que as danceterias têm isolamento acústico. Dias atrás os vizinhos chamaram a polícia pois estavam fazendo uma festa das bruxas com som ao vivo e gritarias até altas horas...quando a polícia foi embora começaram a acionar buzinas de carros, alarmes, buzinas a gás e acelerar uma moto que fazia barulho de estouro no escapamento. Gostaria de poder contar com sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meliza, boa tarde. Vou cobrar novamente uma ação do setor de postura para que seja mais rigoroso em relação ao som alto na academia citada. Continue mantendo contato.

      Excluir
  13. Vereador, boa tarde.
    Acredito que deve ser cobrado o isolamento acústico, pois a construção é feita de bloco de cimento e as janelas dos fundos e da frente ficam abertas, utilizam microfones, som potente, as pessoas gritam durante as aulas...Agradeço sua atenção, manterei contato.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde. Vereador, até agora o problema de som alto da academia não foi solucionado...

    ResponderExcluir
  15. Meliza, boa tarde. recebi a resposta da prefeitura em atenção ao meu ofício: "Informamos o assunto está sendo tratado através do processo nº 57517/14. O responsável pelo estabelecimento foi notificado a cessar a atividade de sonorização de imediato e adequar conforme decreto 13176 de 11/11/2013 e regularizar a atividade de casa de festas." A resposta está em meu gabinete se desejar uma cópia. Um abraço e continue mantendo contato, pois eu estou à disposição.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia vereador, eu, minha família e meus vizinhos agradecemos imensamente por seu trabalho e dedicação pela nossa cidade e em particular pelo assunto relacionado a essa academia de ginástica...estamos aguardando que seja feita a sonorização da mesma que neste momento está com o som altíssimo. Muito obrigada por poder contar sua ajuda.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde! Ainda estamos à espera da sonorização da academia...obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite vereador, o responsável pelo estabelecimento ao qual foi notificado pela prefeitura que cessasse a atividade de sonorização de imediato não está cumprindo a lei, pois o som potente e elevado continua não foi feita a regularização...nem começaram a regularizar...está insuportável o "batidão " das músicas aceleram os batimentos cardíacos de quem ouve...está nos causando mal à saúde. Novamente peço sua ajuda. Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia. Continuamos no aguardo de uma solução para que seja feito o isolamento acústico na academia cujo nome é dash...os responsáveis pela mesma não fazem nada, pela certeza da impunidade...não estão respeitando a lei ou é o Departamento de Postura da prefeitura que não está cobrando deles...infelizmente é assim. Gostaria de poder continuar contando com sua ajuda. Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia vereador, gostaria de uma resposta. Grata

    ResponderExcluir
  21. Bom dia! A situação da poluição sonora na academia Dash, está insuportável!!!!! O que posso fazer? Soube que na prefeitura não há aparelho para medir decibéis...se bem que nesse caso não precisa o som é tão potente e alto que parece escola de samba...

    ResponderExcluir
  22. Boa noite!
    Agradecemos seu empenho em tentar ajudar mais o som alto de tremer, seguido de gritarias na academia continua...o departamento de postura não fiscalizou nada.

    ResponderExcluir
  23. E o Chik na Roça na Estrada Do Barreiro continua incomodando, só que agora até nas quintas, antes era só no domingo até as 2h da manhã e agora sob nova direção,são todas quintas e domingos até as 4h da manhã. Levantar cedo para trabalhar as sextas e segundas virou algo penoso aos moradores do Barreiro. Posto anonimamente porque tenho medo, pois o "boato" que corre no bairro é que seus donos fazem parte de uma facção criminosa, por isso ninguém faz denuncia e pior que o Ministério Público foi comprado no caso. Pelo jeito é mais fácil eu ser processado por esse "boato" que os donos da casa que infringem a lei da pertubação pública.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Já está em vigor o projeto de lei complementar nº 7?

    ResponderExcluir
  26. Boa noite!

    Gostaria de saber se essa lei está em vigor?

    Vários bares da avenida Itália (independência), como o Gato Seco, se transformaram em boate e casa de shows. Está insuportável! O que pode ser feito? Já fui à prefeitura e delegacia e nada...

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde!

    Gostaria de saber se esta lei está valendo, moro próximo à Rodoviária Velha, onde fica localizado o bar, estacionamento, hamburgueria, casa de shows... Porca Miséria, o lugar é deplorável não sei como pode funcionar algo assim no Centro da cidade, duvido que tenha Alvará de Funcionamento, AVCB, ou outras licenças obrigatórias para o funcionamento deste estabelecimento. O endereço é Rua Joaquim da Távora, 80. Entre as noites de quintas e sábado é um barulho insuportável, o local não possui nenhum isolamento acústico. Uma total falta de respeito com os moradores da região que precisam acordar no dia seguinte para trabalhar.

    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite!
    São 04:00 em pleno centro de Taubaté, próximo de um clube famoso da cidade TCC e é impossível dormir.
    Ninguém faz nada, parece que estamos dentro do clube.
    Meus pais moram aqui faz muito tempo e sempre foi assim.
    Acho uma falta de respeito imenso, pois mora muitas famílias próximo ao clube.
    Idosos, crianças e pessoas que procuram ter uma noite de sono tranquila.
    Por gentileza, aguardo retorno. Moro em SP e os finais de semana venho a Taubaté pra cuidar dos meus pais já idosos e doentes.Obrigada!!

    ResponderExcluir
  29. Boa noite,

    Há um bar no bairro do cecap2 que tem inicio das atividades por volta das 20hrs, prosseguindo por madrugada a dentro. Por ser um bairro residencial esta gerando muito incomodo pois os frequentadores ficam a madrugada inteira gritando, por vezes com som alto. E esse incomodo é quase todos os dias da semana. Por vezes já acionei a Policia Militar, porem sem sucesso. Aguardo o retorno

    ResponderExcluir