Menu

quarta-feira, 24 de abril de 2013

VEREADOR DIGÃO PEDE AO PREFEITO ORTIZ JUNIOR QUE APRESENTE UM DECRETO PARA PARCELAR O IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO DE BENS DE IMÓVEIS.


Atendendo sugestão do munícipe Mauro Taddeo, o vereador Digão apresentou ao prefeito Ortiz Junior uma indicação no sentido de se determinar à Secretária Competente estudos no sentido de decretar em Taubaté o Parcelamento do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), assim como adotado na cidade de Curitiba PR. Na justificativa, Digão informa que a alíquota do ITBI é de 2% sobre o valor da venda do imóvel e seu recolhimento é uma exigência legal para averbação junto ao Cartório de Registro de Imóveis, que, por sua vez, torna o comprador efetivo proprietário do imóvel. Com o decreto, quem comprou um imóvel e ainda não pagou o imposto sobre a Transmissão de Bens de Imóveis terá a chance de quitar a dívida de forma parcelada em até seis vezes e que hoje, precisa ser pago de uma só vez. O valor seria o mesmo do recolhimento à vista. O benefício também será para as pessoas que estão adquirindo um imóvel e envolvendo toda a as suas economias. Com a facilidade do pagamento parcelado, se evitará que os procedimentos legais para a transmissão de bem seja deixada para depois, retardando o registro da propriedade. A cidade de Curitiba PR adotou essa medida, conforme informação em anexo.

2 comentários:

  1. Muita gente deixa de registrar imóveis e recolher outros tributos à Prefeitura pois o ITBI (2% sobre o valor negociado do imóvel) é muito elevado para pagamento à vista.
    Essa proposta é bem interessante para os cofres da Prefeitura.
    Segue um link da Prefeitura de Porto Alegre sobre o parcelamento do ITBI: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smf/default.php?p_secao=168
    Veja essa expectativa de aumento de registros de imóveis com a medida do parcelamento, caso em Curitiba: http://www.iob.com.br/noticiadb.asp?area=icms_ipi&noticia=26072
    Observe que há um incremento de receitas para o município com a opção do parcelamento do ITBI.
    Outros tributos agregados ao imóvel também são acertados indiretamente pelo parcelamento.
    Algo rápido e moderno para sua implementação em consonância com as maiores cidades brasileiras.

    Mauro Taddeo

    ResponderExcluir
  2. Prezado Digão, bom dia.

    Sobre aquela nossa sugestão do parcelamento do ITBI, o Junior me respondeu diretamente o seguinte:

    "Oi Mauro, enviei à Gerencia de Área de Receita para uma avaliação técnica da sugestão. Elaboraram um parecer com ponderações baseadas no Código Tributário do Município. Enviei cópia dele, a bem da verdade para a vereadora Polyana, pois foi quem me fez a sugestão 1 mês antes do Digão. Pedi a DTL para que posteriormente enviasse ao vereador cópia da análise. Vou checar se foi enviada. Abs Junior"

    Você recebeu esse parecer da Prefeitura ? Se sim, poderia me reenviar ? Se não, acho que cabe você cobrar ao nosso atencioso Junior, né ?
    Aguardo.
    Abs.
    Mauro Taddeo

    ResponderExcluir