Menu

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

CAPACITANDO OS IDOSOS - DIGÃO PROPÕE CRIAÇÃO DO AMETRA "i"

O vereador Digão apresentou uma indicação ao prefeito Ortiz Junior propondo estudos para a criação do AMETRA "i" - Atendimento Múltiplo na Educação e no Trabalho dos Idosos. Esse projeto tem o objetivo de atender os idosos de nossa cidade em diferentes locais, capacitando-os para trabalhos formais e informais através de atividades e cursos que não exigem muito esforço físico e intelectual, oferecidos em horários variados.
Faixa Etária: a partir de 60 anos.Cursos: Cabeleireiro, manicure/pedicure, artesanatos, pinturas, pequenos reparos residenciais, hortas, cultivo de flores e jardinagem, bordados, culinária, secretários (as), etc.
Na justificativa, o vereador Digão citou que expectativa de vida aumentou nos últimos anos de acordo com os avanços da medicina e a mudança da relação das pessoas com a questão da saúde. Mesmo com a expectativa de vida maior, como anda hoje o mercado de trabalho para os idosos? Cada vez mais amplos. Isso se deve ao crescimento do país e, principalmente, à realização de grandes eventos, o que demonstra ser uma mudança de padrão de mercado, diminuição do preconceito propriamente dito. Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, surgiram novas oportunidades para aposentados (as) aumentarem sua renda em atividades como serviços gerais e contínuos. O Estatuto do Idoso, em seu artigo 26, defende que pessoas na terceira idade tenham direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas. Não se trata de capacitá-los para brigar por uma vaga no mercado de trabalho, mas sim tirá-los da segregação através de recursos que os tornem aptos a desenvolver alguma atividade remunerada que não exigem muito esforço.




Nenhum comentário:

Postar um comentário