Menu

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

ILUMINAÇÃO PÚBLICA COM ENERGIA SOLAR, PEDE DIGÃO

 
A cidade de Tremembé já adotou esse sistema. Basta acessar a Avenida Luiz Gonzaga das Neves que liga Taubaté a Tremembé (Estrada Nova) para percebermos a instalação desse novo sistema totalmente ecológico e econômico para o município.
 A cidade de Taubaté precisa adotar esse sistema nas principais avenidas, praças e parques do município. A iluminação pública representa cerca de 65% dos gastos com energia elétrica de um município e, considerando que a tarifa da energia elétrica brasileira é das mais caras do mundo, este custo não  costuma ser nada desprezível. Existe uma tendência internacional de se buscar maneiras inteligentes de se preservar o meio ambiente, ao mesmo tempo em que se procura reduzir o consumo de recursos naturais, assim como recursos financeiros importantes, e neste contexto se insere a eficiência energética, a qual visa manter os níveis de atendimento de conforto, iluminação e funcionamento de equipamentos eletroeletrônicos, com menor consumo de energia elétrica ou através da autogeração da própria energia.
Uma solução completamente inovadora  e de alto potencial de aplicação é o uso de equipamentos de iluminação com lâmpadas LED, acopladas a painéis solares fotovoltaicos, os quais captam energia do sol e a transformam em energia elétrica, a qual é armazenada em baterias, tornando a solução completamente autônoma e levre da alimentação de energia da rede de distribuição. Pelo fato de ser independente da rede de distribuição, a solução não consome energia elétrica, ou seja, a lâmpada LED, mais eficiente e que consome menos energia é alimentada pela bateia a qual foi recarregada durante o dia pela energia do sol captada pelos painéis fotovoltaicos. A redução de gastos com energia elétrica é bastante considerável e o investimento feito nos equipamentos se paga rapidamente pela substituição da conta de luz pela amortização do financiamento a ser pago no longo prazo. Cada unidade é composta por luminária, painel solar, um conjunto de baterias e um sistema de controle e conversão de energia solar em energia elétrica.

Um comentário:

  1. Ver. Digão, você leu o último coments que te mandei?
    Eu adorei a iniciativa sobre este novo sistema de iluminação pública a energia solar.
    Deixo aqui o registro e mesmo por ser aqui de Pindamonhangaba e sempre atento a questões de iluminação em minha cidade eu sou amplamente a favor deste novo sistema. Comentei isso na última visita que tive com o Ouvidor da prefeitura. Jairo Marcondes.

    ResponderExcluir