Menu

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

VEREADOR DIGÃO QUER BÔNUS NA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA


O vereador Rodrigo Luis Silva “Digão” apresentou uma sugestão à concessionária de energia elétrica que atende a cidade de Taubaté propondo a troca de resíduos por bônus na conta de energia. É um projeto adotado por várias cidades e que consiste, basicamente, na troca de lixo reciclável por créditos na conta de energia elétrica dos consumidores, com destinação organizada do material à indústria de reciclagem.

O cliente contribui para a preservação do meio ambiente e ainda recebe bônus na conta de energia elétrica.
Para participar do projeto, o cliente faz seu cadastro no posto de coleta. Para isso, basta apresentar uma conta de energia elétrica e assinar o Termo de Adesão. O cliente recebe o cartão, que deve ser apresentado sempre em que for levar seus resíduos para trocar por bônus. Os resíduos recolhidos pelo cliente são levados a pontos de coletas determinados pela concessionária.
Os resíduos devem estar limpos e secos. O valor do desconto depende da quantidade e do tipo de resíduo levado, pois cada resíduo tem seu valor de mercado. O desconto é válido apenas para consumidor residencial, não se estendendo a empresas e comércios, entretanto essas podem participar e converter seus bônus em benefício de entidades filantrópicas.
O valor é imediatamente registrado no sistema, através do cartão do cliente e os descontos são passados por meio do sistema de faturamento da concessionária “on line”. O sistema é transparente e completamente acessível pelo cliente que vê os preços nos pontos de coleta e recebe no final o montante descontado, pagando, às vezes, por vários meses R$ 0,00 para o seu consumo.

O principal objetivo é conscientizar a população sobre o compromisso de colaborar com a preservação do meio ambiente.
Esse programa constitui um novo paradigma socioambiental, resultando na preservação dos recursos naturais e no pagamento de contas de energia elétrica, que propicia liquidez parcial e, em alguns casos, total das contas de energia elétrica da população, principalmente, mas não somente, baixa renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário